Russos e tchecas conquistam Davis e BJK Jr, Brasil é 9º
Por Mario Sérgio Cruz
outubro 3, 2021 às 2:24 pm

As Copas Davis e Billie Jean King Júnior, destinadas para tenistas de até 16 anos, chegaram ao fim neste domingo em Antalya, na Turquia. Os russos levaram a melhor na disputa masculina, enquanto as tchecas foram campeãs da chave feminina. Os meninos do Brasil ficaram com a nona posição.

A Rússia conquistou o título depois de superar a França na final por 2 a 0. A série começou com Yaroslav Demin vencendo Gabriel Debru por 3/6, 6/3 e 6/1. Coube a Maxim Zhukov definir o confronto depois de vencer Antoine Ghibaudo por 6/1 e 6/3. A última vez que os russos haviam vencido a competição foi em 2016. Já a antiga União Soviética venceu a edição de 1990.

Ao longo da semana, os russos venceram cinco dos seis confrontos que disputaram. Em número de partida, foram 12 vitórias e apenas três derrotas. Eles haviam perdido para o México na abertura da competição, mas ficaram ficaram na primeira posição do Grupo B, que também contou com Tunísia e Bulgária. Eles passaram nas quartas pelo Canadá e derrotaram também a Argentina na semi. O destaque da equipe russa foi Yaroslav Demin, de 16 anos, que venceu todos os seis jogos de simples que disputou durante a semana. Ele é o atual 139º do ranking. Maxim Zhukov, 79º colocado, venceu quatro partidas e perdeu uma. Já Danil Panarin, 273º, foi escalado para apenas um jogo de simples e dois de duplas.

Tchecas contaram com jovem promessa de 14 anos
A equipe da República Tcheca conquistou o quarto título na Copa Billie Jean King Júnior, repetindo so feitos de 2000, 2001 e 2015. As tchecas venceram o Japão, que buscava um título inédito neste domingo, por 2 a 0. A série começou com a jovem promessa de apenas 14 anos Brenda Fruhvirtova superando Sara Saito por 6/1 e 6/3. Na sequência, foi a vez de Sara Bejlek garantir o título ao vencer Sayaka Ishii por 6/3 e 7/6 (9-7).

Brenda Fruhvirtova é tida como um juvenil muito promissora na República Tcheca, desde que ganhou o Les Petits As, e já teve a oportunidade de disputar exibições contra jogadoras profissionais do top 100 da WTA. Ela já é a número 24 do ranking mundial juvenil para tenistas de até 18 anos e venceu todos os oito jogos que disputou na semana, cinco em simples e três em duplas. Sua irmã mais velha, Linda Fruhvirtova, é número 8 juvenil aos 16 anos e 333ª colocada entre as profissionais.

As tchecas venceram todos os seis confrontos que disputaram. Além disso, venceram 14 partidas em 15 realizadas. Em número de sets, foram 29 vencidos e apenas dois perdidos. Elas ficaram em 1º lugar do grupo, passando por Peru, Egito e Argentina, também derrotaram o México nas quartas e a Alemanha na semi. Sara Bejlek, de 15 anos, venceu seus quarto jogos. Já Nikola Bartunkova venceu dois jogos e perdeu um.

Brasil supera a Bulgária no último dia da Davis Júnior

O Brasil encerrou sua participação na Copa Davis Júnior vencendo a Bulgária por 2 a 1 neste domingo e terminou a competição em nono lugar. A série começou com Luis Felipe Carvalho vencendo Iliyan Radulov por 6/4 e 6/1, depois os búlgaros empataram com Adriano Dzhenev que venceu Matheus de Lima por 7/6 (8-6), 2/6 e 10-7. Nas duplas, Matheus de Lima e Henrique Britto venceram Viktor Markov e Iliyan Radulov por 6/2 e 6/4.

Durante a primeira fase da Copa Davis Júnior, o Brasil ficou em terceiro lugar do Grupo C, que também contava com Alemanha, Argentina e Coreia do Sul e não conseguiu se classificar para as quartas de final. Por isso, a equipe brasileira foi para a disputa de um playoff que define do 9º ao 16º lugar do evento. Nesses playoffs, os brasileiros também venceram Tunísia e Turquia.

Em sua última participação na Copa Davis Júnior, o Brasil havia ficado em sétimo lugar com uma equipe formada por Bruno Oliveira, Natan Rodrigues e Pedro Boscardin. Outros bons resultados recentes foram o quinto lugar em 2014, com Orlando Luz, Felipe Meligeni e Lucas Koelle, além da quarta posição com 2007, com equipe formada por Andrez Pereira, Bernardo Lipschitz e Idio Escobar.


Comentários
Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Comentário

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>