Blockx é o terceiro belga a vencer um Slam no juvenil
Por Mario Sérgio Cruz
janeiro 28, 2023 às 9:32 am

 

Adversários na final de duplas do torneio juvenil do Australian Open, o belga Alexander Blockx e o norte-americano Learner Tien voltaram a se enfrentar na madrugada deste sábado, pela final de simples. E depois de uma derrota no dia anterior, Blockx deu o troco e conquistou o título ao vnecer a partida por 6/1, 2/6 e 7/6 (11-9) em 2h09 de partida.

Parceiro de João Fonseca nas duplas, e algoz do brasileiro nas quartas de final de simples, Blockx é o terceiro juvenil belga a conquistar um título de Grand Slam no tênis masculino. Ele se junta a Jacques Brichant e Kimmer Coppejans, campeões de Roland Garros em 1947 e 2012. Na Austrália, o país já havia comemorado um título no feminino, com An-Sophie Mestach em 2011. Ano passado, Sofia Costoulas ficou com o vice.

Terceiro cabeça de chave Melbourne e décimo colocado no ranking da ITF, Blockx recebe mil pontos pelo título de simples e mais 525 pela final de duplas. Dessa forma, ele certamente irá superar essa marca e ter seu recorde pessoal. Para a composição do ranking, são considerados os seis melhores resultados em simples e mais 25% das seis melhores pontuações de duplas.

“Consegui jogar melhor a cada dia no torneio. Hoje foi uma partida louca. Eu lutei muito e foi uma das minhas maiores vitórias da minha vida. Contra o Learner você tem que ser agressivo, porque senão vocês viram o que aconteceu no segundo set”, disse Blockx. “Não estava conseguindo fazer nada porque ele é um jogador inacreditável e um dos mais habilidosos que eu já vi”.

O belga fez sua estreia no tênis profissional em agosto de 2021 e disputou 8 eventos entre os adultos. Ele tem no total 4 vitórias em partidas profissionais até o momento e está atualmente no 1306º lugar do ranking da ATP. “Ouvi dizer que o vencedor do Australian Open juvenil recebe um convite para o quali do profissional no próximo ano”, comentou sobre sua motivação.

O belga também recordou a difícil vitória sobre Fonseca nas quartas, em que venceu por 6/7 (7-9), 7/6 (7-5) e 6/3. “Ele é um jogador incrível. Eu poderia ter perdido por 7/6 e 7/6 naquele jogo. Ele errou um voleio muito importante 5/5 que me ajudou a ganhar confiança. Conheço o Fonseca há um ano e ele evoluiu muito bem”.

Com jogo agressivo e muito peso de bola, Blockx terminou a partida com 44 winners e cometeu 43 erros não-forçados, contra 31 bolas vencedoras e 30 erros do rival norte-americano. O belga disparou 10 aces na partida, conseguiu três quebras e criou quatro break-points. Além disso, teve o serviço ameaçado sete vezes, mas só perdeu dois games de saque.

O primeiro set foi amplamente dominado por Blockx, que conseguiu três quebras e não enfrentou break-points. Na parcial seguinte, Tien deu o troco, quebrando duas vezes o serviço do belga e perdendo apenas quatro pontos com o próprio saque. Mais equilibrado, o terceiro set foi inteiramente sem quebras, apesar de o campeão ter escapado de mais quatro break-points. No tiebreak, o belga esteve o tempo todo à frente no placar, mas precisou de três match-points para vencer o jogo.


Comentários
  1. Paulo

    E pensar que, por um vacilo em um voleio, o nosso João poderia tê-lo vencido em dois sets como o próprio Blockx reconheceu…
    Mas são coisas do esporte e o belga é mesmo muito talentoso, além de mais velho e experiente que o Fonseca.

    Reply
  2. Rafael Santos

    Isso mostra o quanto o Fonseca foi incompetente ao lado do Belga.
    Falo de coração se fosse outro ao do Belga, este título de duplas era certo.
    Saudações a todos.

    Reply
Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Comentário

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>