Notícias | Dia a dia | Roland Garros
Impecável, Nadal faz história com La Decima em Paris
11/06/2017 às 12h24

Nadal vai assumir o segundo lugar no ranking

Foto: Divulgação

Paris (França) - Maior vencedor da história em Roland Garros, o espanhol Rafae Nadal precisou esperar três anos para enfim conquistar seu décimo título no saibro parisiense. O feito veio neste domingo com uma atuação de gala contra o suíço Stan Wawrinka, que não conseguiu fazer muito para evitar a derrota e acabou superado em sets diretos, com placar final de 6/2, 6/3 e 6/1, em 2h05 de confronto. 

O canhoto de Mallorca é o primeiro homem da história a conseguir vencer um mesmo Grand Slam pelo menos 10 vezes, ficando atrás apenas da australiana Margaret Court, que levantou a taça do Australian Open em 11 oportunidades. Esta foi a 15ª conquista de Nadal em um dos quatro principais torneios do circuito, se isolando como o segundo maior da história, atrás do suíço Roger Federer. 

A campanha do espanhol nesta edição de Roland Garros foi praticamente impecável, sem perder um set sequer, repetindo o feito das conquistas de 2008 e 2010. Em relação aos games perdidos, ele anotou sua melhor marca, deixando apenas 35 pelo caminho, superando os 41 de nove anos atrás. O recordista neste quesito é o sueco Bjorn Borg, que venceu em Paris (1978) perdendo só 32 games. 

Com o título deste domingo Nadal não apenas levará uma vultosa premiação de 2,1 milhões de euros, mas também garantirá o retorno à vice-liderança do ranking, ficando atrás apenas do britânico Andy Murray. Podendo também ser o número 2, caso fosse campeão, Wawrinka terá que se contentar com o terceiro lugar, igualando a melhor marca da carreira, e com o cheque de 1,06 milhão de euros. 

Nadal foi o primeiro a ter o saque ameaçado na final, salvando um break-point no terceiro game, mas foi ele que ditou o ritmo na maior parte do jogo. Depois de perder quatro chances de quebra no quarto game, ele bateu o saque de Wawrinka no sexto e depois ainda repetiu a dose no décimo para fechar o primeiro set. 

Depois de cometer apenas oito erros não forçados no set inicial, o canhoto de Mallorca foi ainda mais preciso no segundo e só desperdiçou três bolas. Mantendo ritmo, ele chegou à marca de sete games seguidos e tratou de abrir 3/0, ficando cada vez mais perto do título. Nadal administrou com tranquilidade a vantagem e fez 2 a 0 para cima do suíço. 

O começo da terceira parcial não poderia ser pior para Wawrinka, que levou um balde água fria ao perder o saque já no game inicial. Sem dar chances ao suíço, Nadal ainda anotou mais duas quebras antes de sacramentar sua vitória de número 16 sobre o rival de Lausanne em 19 encontros, a segunda em Roland Garros e a terceira em Grand Slam.

Comentários