Notícias | Dia a dia
Kontaveit e Kanepi confirmam duelo na semifinal
30/09/2022 às 16h54

Dona de seis títulos de WTA, Kontaveit busca sua 16ª final da carreira e a quarta na temporada

Foto: ETA 2022/Karl Toomsoo

Talín (Estônia) - A rodada de sexta-feira pelo WTA 250 de Talín foi excelente para as duas jogadoras da casa. Anett Kontaveit e Kaia Kanepi venceram suas partidas das quartas e confirmaram duelo em uma das semifinais do torneio em quadras duras e cobertas. O confronto marcado para o meio-dia (de Brasília) deste sábado é inédito no circuito. O resultado garante a presença estoniana na final de domingo. 

Principal cabeça de chave em Talín e número 4 do mundo, Kontaveit venceu a belga Ysaline Bonaventure, 138ª colocada, com parciais de 6/3, 3/6 e 6/3 em 1h53 de partida. Dona de seis títulos de WTA, ela busca sua 16ª final da carreira e a quarta na temporada.

"Ela é uma adversária dura, fez uma grande partida e dificultou muito a minha vida hoje. Ela subiu o nível no segundo set, estava mais agressiva. E o que eu vinha fazendo no primeiro já não funcionava mais", disse Kontaveit após a partida.

"No último set eu senti que precisava mudar um pouco o jogo e colocar mais o primeiro saque na quadra e bater mais forte na bola. Senti que estava fazendo muitos erros, mas o meu saque me ajudou muito. Precisei lutar demais para vencer", acrescentou a estoniana de 26 anos.

Kontaveit liderou a estatística de winners por 29 a 23 e cometeu 35 erros não-forçados contra 39 da rival. Depois de um primeiro set com apenas uma quebra e sem enfrentar break-points, a estoniana perdeu o saque duas vezes na segunda parcial. Já no terceiro set, a principal favorita abriu 3/0 e escapou de todos os quatro break-points que enfrentou.

Já no complemento da rodada, a experiente Kaia Kanepi precisou de 2h21 para vencer a tcheca Karolina Muchova por 6/2, 3/6 e 7/6 (8-6). O confronto marcou um duelo de estilos, entre a agressividade e os golpes potentes de Kanepi e as variações e subidas à rede de Muchova. Aos 37 anos, Kanepi é a atual 32ª do ranking. A ex-top 15 tem quatro títulos no circuito e busca a 11ª final da carreira profissional.

Mais agressiva em quadra, Kanepi liderou a contagem de winners por 33 a 25. Ela cometeu 28 erros não-forçados contra 30 de Muchova, e conseguiu três quebras, uma a mais que a rival. Kanepi dominou o primeiro set, chegando a liderar por 5/1 antes de fechar a parcial. Ela também largou com 2/0 no segundo set, mas permitiu duas quebras. Já o set decisivo foi inteiramente sem quebras e com a tcheca escapando de break-points. No tiebreak, a estoniana abriu vantagem e precisou de três match-points para fechar.

A primeira semifinal em Talín será às 7h (de Brasília) entre a suíça Belinda Bencic, 14ª do ranking, e a tcheca Barbora Krejcikova, 27ª colocada. Os dois duelos anteriores entre elas foram vencidos por Bencic. A tcheca de 26 anos tem três títulos de WTA e busca a sétima final. Já a suíça está com 25 anos, tem seis títulos no circuito e busca a 17ª decisão.

Comentários
Loja - camisetas
Suzana Silva