Notícias | Dia a dia
Serena encoraja mulheres contra o preconceito
01/12/2016 às 14h04

Serena detém o recorde de vitórias em Grand Slam entre homens e mulheres

Foto: Arquivo

Londres (Inglaterra) - Vencedora de 22 títulos de Grand Slam, Serena detém o recorde de conquistas na Era Aberta entre homens e mulheres ao lado da alemã Steffi Graf. Ela também é a pessoa que mais venceu partidas de Grand Slam em toda a história.

Diante de todos os seus feitos, a americana de 35 anos tem por repetidas dito que gostaria de ser chamada como "uma das maiores atletas da história" e não apenas como "uma das maiores atletas da história do esporte feminino".

Em carta ao jornal inglês Guardian, Serena reitera sua posição e encoraja as mulheres mais jovens a lutarem contra preconceitos raciais e de gênero.

Confira a carta escrita por Serena.

A todas as mulheres incríveis que lutam pela excelência,

Quando eu estava crescendo, eu tinha um sonho. Tenho certeza que você também. Meu sonho não era como o de uma criança qualquer, meu sonho era ser a melhor jogadora de tênis do mundo. Não a melhor jogadora de tênis "feminino" do mundo.

Tive sorte de ter uma família que apoiasse meu sonho e que me incentivou a segui-lo. Aprendi a não ter medo. E aprendi como importante é lutar por um sonho e, o mais importante, sonhar grande. Minha luta começou quando eu tinha três anos e eu não fiz uma pausa desde então.

Mas, como sabemos, muitas vezes as mulheres não são suficientemente apoiadas ou são desencorajados de escolher o seu caminho. Espero que juntas possamos mudar isso. Para mim, foi questão de resiliência. O que outros marcavam como falhas ou desvantagens sobre mim -minha raça, meu gênero- abracei como combustível para o meu sucesso. Nunca deixei nada ou alguém me definir ou o meu potencial. Eu controlei meu futuro.

Assim, quando surge o assunto da igualdade de pagamento, fico frustrada porque sei que eu, como você, fizemos o mesmo trabalho e os mesmos sacrifícios que nossos colegas masculinos. Eu nunca iria querer minha filha recebesse menos que o meu filho pelo mesmo trabalho. Nem você.

Como sabemos, as mulheres têm de quebrar muitas barreiras no caminho para o sucesso. Uma dessas barreiras é a forma como somos constantemente lembradas que não somos homens, como se fosse uma falha. As pessoas me chamam uma das "maiores atletas femininas do mundo". Dizem que LeBron é um dos melhores atletas masculinos do mundo? Tiger Woods? Federer? Por que não? Eles certamente não são mulheres. Nós nunca devemos deixar isso sem contestação. Devemos sempre ser julgadas por nossas realizações, não por nosso gênero.

Por tudo o que consegui em minha vida, sou profundamente grata por ter experimentado os altos e baixos que vêm com sucesso. Espero que minha história, e a sua, inspirem todas as jovens que estão por aí buscando a seguir seus sonhos com firmeza. Devemos continuar a sonhar grande, e ao fazê-lo, capacitaremos a próxima geração de mulheres a serem tão ousadas em suas buscas.

Comentários