Notícias | Dia a dia | Brasil Open
Para Orlandinho, nervosismo comprometeu estreia
28/02/2017 às 15h32

Orlandinho segue para challengers no Chile e Argentina

Foto: DGW Comunicação

São Paulo (SP) - Após sua primeira experiência em uma chave principal de um ATP, Orlando Luz reconheceu que o nervosismo comprometeu seu desempenho, especialmente no início da partida contra o 98º colocado português Gastão Elias que venceu por 6/2 e 7/5 na primeira rodada do Brasil Open em São Paulo. 

"Eu realmente não joguei muito bem e me senti nervoso do começo ao fim. É difícil jogar nesse nível com tantos erros como eu fiz", disse Orlandinho após a partida. "O Gastão jogou bem do começo ao fim e não me deu chance de voltar para o jogo. Nesse nível, se você falha algumas vezes, os jogadores não te dão tempo para voltar e foi isso o que aconteceu no primeiro set. Não comecei bem e não deu tempo para voltar".

"No segundo set eu tentei me puxar e fazer algumas coisas diferentes e acabou dando certo por um tempo. Melhorei um pouquinho, talvez estivesse menos nervoso, mas não joguei muito bem no 5/5, ele fez duas devoluções muito boas. Consegui mudar algumas coisas no segundo set, mas não consegui sair desse estado durante o jogo", avaliou o gaúcho de 19 anos.

Mesmo com a melhora no segundo set, em que conseguiu equilibrar as ações diante do top 100 português, o ex-líder do ranking mundial juvenil acredita que não conseguiu alterar a dinâmica do jogo, mas aponta que isso não foi uma razão para deixá-lo desmotivado na busca pela vitória. Ele também agradeceu ao apoio recebido pelo público no Esporte Clube Pinheiros.

"Cheguei a pensar em várias coisas durante o jogo e tentando mudar meu modo de jogar. Comecei não sacando muito bem, com minhas pernas meio lentas, talvez pelo nervosismo. À medida que eu consegui me soltar, consegui jogar alguns pontos solto, mas apesar disso, logo depois já me travava de novo".

"Eu consegui lutar o jogo todo, acho que isso foi um ponto positivo de não ter desistido em momento algum e não ter cedido para a pressão e nervosismo pelo fato de que eu não estava jogando bem e consegui lutar até o fim", comentou o 544º do ranking, que tem como melhor marca o 449º lugar. 

"O pessoal ajudou. Talvez se eles não estivessem aqui me apoiando desde o início do jogo, talvez eu não tivesse conseguido nem dar essa melhorada no início do segundo set. Infelizmente não consegui atingir meu melhor nível bom de jogo, mas eles me ajudaram a continuar lutando e ter a chance de engrossar o segundo set".

Depois de jogar o qualificatório do Rio Open e de receber convite para a chave principal do Brasil Open, Orlandinho segue para a disputa de mais dois challengers no saibro sul-americano em Santiago e Buenos Aires. Ele possui por enquanto cinco vitórias em chaves principais de challenger e ganhou dois títulos de future na carreira.

"Vou treinar bastante nesta semana para jogar em Santiago. Sábado já vou jogar de novo. Espero fazer bons torneios. Não tenho nada programado além de Chile e Buenos Aires e vou trabalhar para ir bem nesses torneios e impôr um pouco mais o meu jogo. Nessas últimas semanas eu não joguei tão bem, semana passada talvez melhor do que essa, mas preciso jogar um pouquinho melhor e me soltar mais".

Comentários