Notícias | Dia a dia | Brasil Open
Após 24h de espera, Cuevas vira o jogo e festeja o tri
06/03/2017 às 19h36

O uruguaio é o primeiro a vencer o torneio em três anos seguidos

Foto: DGW Comunicação

São Paulo (SP) - Pelo terceiro ano seguido, Pablo Cuevas conquista o Brasil Open. Depois de esperar por quase 24h por conta da chuva na capital paulista, que interrompeu a disputa da final no último domingo, o uruguaio de 31 anos anotou uma incrível virada na noite desta segunda-feira contra o canhoto espanhol Albert Ramos com parciais de 6/7 (3-7), 6/4 e 6/4 para se tornar o primeiro homem a conquistar três edições consecutivas do torneio.

O tênis sul-americano mantém uma escrita de quatro títulos seguidos na competição, já que em 2014 quem venceu foi o argentino Federico Delbonis.

Segue sendo onze o número de jogadores que diferentes que já conquistaram o torneio que foi realizado de 2001 a 2011 na Costa de Sauípe e foi para São Paulo a partir de 2012, com quatro edições no Ginásio do Ibirapuera e duas no Esporte Clube Pinheiros.

Cuevas conquistou o sexto título de simples de sua carreira, sendo o quarto em solo brasileiro já que ele também ganhou o Rio Open do ano passado. Ex-número 19 e atual 33º colocado, o uruguaio até irá subir três posições já que os pontos do ano passado já foram descontados na última segunda-feira.

Já Ramos que está ocupando o melhor ranking de sua carreira aos 29 anos, permanecerá no 24º lugar. O canhoto de Barcelona segue com apenas o título do ATP de Bastad do ano passado e perdeu as outras três finais que disputou.

Em um primeiro set sem quebras de serviço, Cuevas sequer enfrentou break points e os dois que teve foram em momentos crucais, quando liderava por 5/4 e 6/5. Entretanto, o uruguaio não aproveitou as duas oportunidades que poderiam definir o set a seu favor e acabou perdendo três pontos com seu daque no tiebreak.

Cuevas ensaiou uma reação no início do segundo set com uma quebra logo no terceiro game, mas permitiu o empate por 3/3. No game seguinte, uma forte chuva causou a interrupção da partida por volta das 18h30 (de Brasília) no último domingo. Após tentativas de retomar o jogo ainda em sua data original e do adiamento para o meio-dia desta segunda-feira, o jogo passou por novas remarcações de horário até que as condições climáticas fossem melhores. 

O jogo foi retomado às 18h desta segunda-feira, diante de um pequeno público em quadra. Na volta, Ramos pagou o preço de enfrentar um 40 iguais logo de cara e sofreu a quebra de serviço. No game seguinte, Cuevas solicitou uma nova interrupção antes de enfrentar um break point, desta vez para manutenção da quadra que estava escorregadia na opinião do uruguaio, e houve nova pausa de 15 minutos.

Com o piso em melhores condições, o uruguaio conseguiu confirmar aquele game de saque e forçou a disputa do terceiro set. Já na parcial decisiva, o bicampeão quebrou pela primeira vez no quinto game e logo depois salvou três break points. Perdendo por 5/3, Ramos salvou três match points, dois deles em seu saque, mas não escapou da derrota no game seguinte. No último ponto da partida, o uruguaio testou um saque por baixo e surpreendeu o adversário.

Comentários