Miami (EUA) - A estreia de Thomaz Bellucci no Masters 1000 de Miami será no horário nobre. O número 1 do Brasil e 71º do ranking irá fechar a programação do estádio principal nesta quinta-feira, não antes das 22h (de Brasília) contra o 88º colocado francês Stephane Robert.
É possível que o início seja um pouco mais tarde que o previsto, já que a espanhola Garbiñe Muguruza faz sua estreia no WTA Premier -que é disputado simultaneamente em Miami- contra a americana Madison Brengle às 20h30.
Esta já será a terceira vez que Bellucci estreia em Miami jogando no horário nobre. Isso já aconteceu em 2013 contra o alemão Daniel Brands e também em 2015 diante do ex-número 1 do mundo Lleyton Hewitt. Além da presença do público brasileiro e latino-americano em Miami, a primeira rodada também não conta com os cabeças de chave, o que facilita o encaixe de jogos como o do paulista em estádios maiores durante a fase inicial do torneio.
Bellucci tem histórico de seis vitórias e sete derrotas em Miami. Sua melhor campanha aconteceu em 2010, quando ele entrou como cabeça de chave e ainda venceu mais duas partidas antes de cair para Nicolas Almagro nas oitavas. Em 2013 e 2015, ele também venceu dois jogos, mas parou na terceira rodada.
Embora Bellucci tenha caído na segunda rodada em 2016, ele terá oportunidade de subir no ranking em caso de vitória. Como foi cabeça de chave no ano passado, o paulista recebeu apenas dez pontos pela derrota em seu jogo de estreia. Se vencer, ele receberia 25 pontos, representando um ganho de 15 em relação à temporada anterior.
O retrospecto do paulista contra o veterano Robert de 36 anos é de apenas uma partida. O canhoto paulista levou a melhor sobre o francês no saibro de Gstaad em 2015. Em Masters 1000, o número 1 do Brasil tem 32 vitórias e 50 derrotas.