Niterói (RJ) - Quinze meninos e meninas do projeto social "Bom na escola, bom de Bola", de Campo Grande (MS), vão disputar, a partir desta sexta-feira, a Copa Rio Beach Tennis, na praia de Piratininga, em Niterói (RJ), segundo maior evento do esporte com 708 atletas de 12 países sendo oito deles ex-líderes do ranking e nove entre os dez melhores do mundo no ranking masculino e feminino. O torneio tem premiação de US$ 10 mil e a entrada é gratuita ao público.
O projeto social conta com 50 crianças e adolescentes até 17 anos e é realizado no bairro Aero Rancho, da periferia da capital de Mato Grosso do Sul, e as aulas acontecem em dois locais, no estacionamento da escola Silvio Oliveira dos Santos. Os próprios alunos e os professores montaram uma outra quadra na praça do bairro do mesmo bairro. Eles mesmos que cuidam da manutenção da praça.
Para poderem disputar o evento e conhecerem o Rio de Janeiro – 90% das crianças e adolescentes carentes nunca vieram à cidade, - a madrinha do projeto social, Luzélia Oliveira, que atuará na categoria profissional, arrecadou R$ 3,5 mil em três eventos, o primeiro deles de futsal, o segundo um almoço, que foi uma galinhada, e o terceiro um evento local de Beach Tennis.
"Infelizmente, não temos apoio de nenhuma esfera do governo e precisamos fazer esse tipo de evento para os meninos disputarem competições e a Copa Rio Beach Tennis era um desejo nosso. Os meninos e meninas estão deslumbrados com a possibilidade de conhecer o Rio de Janeiro e estarem perto dos melhores do mundo nesse grandioso evento. Conseguimos arrecadar dinheiro suficiente para pagar o valor das inscrições e o aluguel da casa perto do evento", disse Luzélia Oliveira que joga o profissional com Dannyella Castanedo. Os meninos e meninas desembarcam na manhã desta quinta-feira na capital fluminense.
A Copa Rio Beach Tennis contará com atletas de 12 países (Brasil, Itália, Argentina, Chile, Alemanha, França, Holanda, República Tcheca, Aruba, Venezuela. Rússia e Japão) e no Profissional serão 65 duplas com presença de nove top 10 do ranking (Marco Garavini/ITA, 6º, Luca Cramarossa/ITA, 8 º, Vinicius Font/BRA, 7 º, Aksel Samardzic/ARU, 9º, Thales Santos/BRA, 10º, no feminino Eva D´Elia/ITA, 3ª, Joana Cortez/BRA, 4ª, Rafaella Miiller/BRA, 6ª, Patrícia Diaz/VEN, 9ª).
Serão também oito jogadores e jogadoras que já lideraram o ranking mundial. No masculino, o brasileiro Vinícius Font, único não-italiano a liderar o ranking, e os italianos Alex Mingozzi, Marco Garavini. No feminino, as brasileiras Joana Cortez, Samantha Barijan, a alemã Maraike Bigilmaier e a venezuelana Patricia Diaz.