Gstaad (Suíça) - O sorteio colocou um duro rival no caminho do cearense Thiago Monteiro logo em sua estreia no ATP 250 de Gstaad. Só que ele ignorou a dificuldade que representava o ucraniano Alexandr Dolgopolov e tratou de superar seu primeiro obstáculo no torneio ao vencer por 2 sets a 1, com placar final de 7/6 (7-5), 3/6 e 6/3.
Na segunda rodada, o brasileiro terá pela frente o vencedor da partida entre o holandês Robin Haase, cabeça de chave número 6, e o argentino Renzo Olivo. Ele perdeu para Haase no ano passado justamente no torneio suíço, nas quartas de final, na única vez que se enfrentaram. Contra Olivo foram três derrotas e apenas uma vitória.
Ex-top 20, o ucraniano vinha de uma boa campanha em Bastad, onde ficou com o vice-campeonato, superado pelo espanhol David Ferrer na final. Esta foi a primeira vez que Dolgopolov mediu forças com Monteiro, que vem perdendo terreno no ranking nas últimas semanas e tenta agora uma recuperação na lista da ATP.
Com o triunfo desta terça-feira, o canhoto de Fortaleza pode subir até cinco lugares no ranking e se aproximar do retorno ao top 100. Para garantir a volta a essa faixa ele precisa vencer pelo menos mais dois jogos.
A partida foi equilibrada, principalmente no primeiro set, que acabou sendo definido apenas o tiebreak. O desempate chegou a ser interrompido por chuva e na volta Monteiro levou a melhor e saiu na frente. Dolgopolov deixou tudo igual ao faturar a segunda parcial e levou a definição para a terceira, em que o cearense fez 6/3 e ficou com a vitória.