Nova York (EUA) – As cinco partidas de primeira rodada da chave feminina interrompidas na terça-feira por causa da chuva foram encerradas no começo desta quarta-feira. Destaques para a vitória da ucraniana Elina Svitolina, quarta pré-classificada no US Open, e para a derrota da francesa Kristina Mladenovic, cabeça de chave 14.
Vinda de péssimos resultados na preparação para o último Grand Slam do ano, com apenas uma vitória nos quatro torneios preparatórios que disputou, Mladenovic mais uma vez decepcionou e acabou eliminada na estreia pela romena Monica Niculescu, que anotou parciais de 6/3 e 6/2, em 1h51 de confronto.
Na segunda rodada, a algoz da francesa terá pela frente quem passar do embate que de um lado terá a também romena Ana Bogdan e do outro a atleta da casa Taylor Townsend.
Campeã em Toronto, Svitolina teve trabalho em sua estreia nas quadras nova-iorquinas e precisou de três sets para superar a tcheca Katerina Siniakova, que chegou a abrir 2/0 na terceira parcial, mas acabou sucumbindo e foi derrotada com o placar final de 6/0, 6/7 (5-7) e 6/3, após 2h25 de partida.
O próximo obstáculo no caminho da ucraniana, uma das postulantes ao número 1 do mundo, será a vencedora do confronto entre a canadense Eugenie Bouchard e a russa Evgeniya Rodina. Svitolina venceu todos os quatro duelos que travou com a canadense e os dois que teve com a russa.
As outras três vencedoras das partidas suspensas no dia anteriores foram as norte-americanas Jennifer Brady e Nicole Gibbs e a estoniana Kaia Kanepi. A primeira das atletas da casa bateu a alemã Andrea Petkovic com 6/4, 3/6 e 6/1, ao passo que a outra eliminou a paraguaia Veronica Cepede também em três sets, com parciais de 6/0, 1/6 e 6/1.
Por sua vez, Kanepi precisou buscar a virada para derrubar a experiente italiana Francesca Schiavone, anotando placar final de 0/6, 6/4 e 6/2. A estoniana medirá forças agora com a belga Yanina Wickmayer, enquanto Gibbs pegará a tcheca Karolina Pliskova e Brady também enfrentará uma tcheca: Barbora Strycova.