fiogf49gjkf0d
Sara Errani, Petra Kvitova, Maria Kirilenko, Dominika Cibulkova, Fed CupCopa Davis" /> fiogf49gjkf0d Sara Errani, Petra Kvitova, Maria Kirilenko, Dominika Cibulkova, Fed CupCopa Davis" lang="pt-BR" xml:lang="pt-BR" /> fiogf49gjkf0d Sara Errani, Petra Kvitova, Maria Kirilenko, Dominika Cibulkova, Fed Cuptênis" /> fiogf49gjkf0d 2013/errani/0420_fedcup_comemora_int.jpg" /> fiogf49gjkf0d 2013/errani/0420_fedcup_comemora_int.jpg" />Palermo (Itália) - Jogando sobre o saibro descoberto, a Itália fez sua parte e saiu a frente da República Tcheca no duelo que vale vaga na final da Fed Cup, o torneio por países do tênis feminino. Já a Eslováquia causou surpresa e também abriiu 2 a 0 em cima da Rússia, mesmo jogando sobre saibro coberto em Moscou.
As duas vitórias italianas foram muito tranquilas. A número 1 nacional Sara Errani, vice-campeã de Roland Garros do ano passado, só teve alguma dificuldade no primeiro set, despachando a segunda tenista adversária, a canhota Lucie Safarova, por 6/4 e 6/2. Melhor ainda se saiu Roberta Vinci, que marcou o fulminante placar de 6/4 e 6/1 em cima da top 10 Petra Kvitova, repetindo o resultado de uma semana atrás, na final de Katowice.
Dessa forma, só falta um ponto para a Itália, campeã da competição em 2010, se classificar e eliminar a atual bicampeã. Neste domingo, jogam Errani x Kvitova, seguindo-se Vinci x Safarova. Na Fed Cup, o jogo de dupla é o eventual desempate e se realiza por último.
Sem as duas principais tenistas no ranking de simples - Maria Sharapova e Nadia Petrova -, a Rússia não vingou sobre o saibro até aqui. Na primeira partida, a principal tenista eslovaca, Dominika Cibulkova, virou em cima de Anastasia Pavlyuchenkova, por 5/7, 6/1 e 6/4. Em seguida, a veterana Daniela Hantuchova não tomou conhecimento do favoritismo de Maria Kirilenko e anotou 6/2 e 6/4.
Neste domingo, as adversárias se invertem e jogam Kirilenko x Cibulkova e Pavlyuchenkova x Hantuchova.
Na disputa da repescagem, para ver quem fica no Grupo Mundial e quem desce, a Espanha abriu 2 a 0 contra o Japão em casa, enquanto Ana Ivanovic e Angelique Kerber venceram e deixaram tudo igual entre Alemanha e Sérvia.
Sobre piso sintético, os EUA jogam como amplo favoritos diante da Suécia, mas também ficaram o empate, depois que Sloane Stevens foi batida por Sofia Arvindsson e Serena Williams salvou o dia diante de Johanna Larson. Já Suíça e a Austrália não começou devido ao mau tempo.
No Grupo Mundial 2, em duelos que decidem quem vai subir, só empates: França x Cazaquistão, Ucrânia x Canadá, Bélgica x Polônia e Argentina x Grã-Bretanha ficaram todos 1 a 1 e assim a decisão ficou para as partidas de domingo.