Notícias | Outros
Curso ITF Nível 2 para Treinadores Avançados em Floripa
26/09/2017 às 12h14

Florianópolis (SC) – O Curso ITF Nível 2 para Treinadores Avançados começou na última terça-feira, dia 19 de setembro, em Florianópolis, com a presença de  participantes de seis países da América do Sul, dentre eles o Brasil, Bolívia, Chile, Paraguai, Equador e Venezuela. O curso de 12 dias tem a parte teórica acontecendo no hotel Il Campanário e a parte prática no JUSC. 

Todos os treinadores participantes foram selecionados, uma vaga para cada país da América do Sul e três escolhidos pela CBT para representar o Brasil, país-sede. Como quatro países não puderam vir, acabou abrindo mais duas vagas para o Brasil, que ficou com cinco no total. 

Este é um projeto da Federação Internacional (ITF), junto com a Solidariedade Olímpica, Comitê Olímpico Brasileiro e a Confederação Brasileira (CBT). Os instrutores do curso são os brasileiros Cesar Kist e Flávio Marreti, além do argentino Fernando Vilches. Este é um novo projeto da ITF que já está levando em conta a mudança nas regras dos torneios Juniors em que, a partir de 2018 todos os treinadores convocados como capitães nos Campeonatos Sulamericanos e Mundiais devem estar certificados pela sua Confederação. "Este é o primeiro projeto da ITF para capacitar esse perfil de treinador", ressaltou Cesar Kist, Oficial de Desenvolvimento da ITF para América do Sul. 

O objetivo é capacitar treinadores, como ex-tenistas que participaram da ATP ou WTA, que foram ex-jogadores de Copa Davis ou Fed Cup, treinadores que trabalharam com atletas profissionais ou com juvenis entre os 100 primeiros do mundo, por pelo menos um ano. 

Vários temas são abordados no curso, como tática de jogo, preparação física, planificação, metodologia de ensino, psicologia, nutrição, prevenção de lesões, técnica de tênis, biomecânica, técnica para golpes avançados, trabalho com o tênis feminino, entre outros. 

 "Estamos muito felizes pela participação e interesse de todos que estão aqui. Todos com muita sede de aprender, super participativos. É um curso puxado, tem uma atividade diária muito forte, tem que estudar à noite e preparar trabalhos, mas é um grupo com um nível alto", afirmou Kist. 

Um dos técnicos que está participando do curso é o ex-tenista profissional Ricardo Mello. "O curso está bem legal. São muitas horas, quase oito horas por dia, está puxado e tem muito conteúdo, muita coisa boa. Muitas coisas do que eu passei na quadra, no dia a dia, coisa prática e experiências. É bom para aprender mais, se reciclar, renovar as formas de treinamento; sempre tem algo para aprimorar. Pretendo na sequência à minha carreira, seguir como técnico, cuidar da formação dos novos tenistas", afirmou Mello, que alcançou a posição de número 50 na ATP e conquistou o ATP 250 de Delray Beach, além de 15 Challengers. Mello também representou o Brasil por cinco anos na Copa Davis e venceu oito partidas.  

Confira a lista dos participantes do curso ITF Nível 2: 

- Ricardo Mello - Brasil

- Rodrigo Ferreiro - Brasil

- Alexandre Bonatto - Brasil

- Ricardo Siggia - Brasil

- Jair Montovani - Brasil

- Maria Fernanda Álvarez - Bolívia

- Cristóbal Saavedra - Chile

- Juan Barba Aguayo - Paraguai

- Recante Román - Venezuela

- Andrés Arango - Equador

Comentários