Pequim (China) - O paulista Rogério Dutra Silva e o cearense Thiago Monteiro disputam neste final de semana o qualificatório para o ATP 500 de Pequim. Cada um dos brasileiros precisa de duas vitórias para entrar na chave principal do torneio na capital do torneio na capital chinesa.
Número 1 do Brasil, Rogerinho é o cabeça 2 do quali. O paulista de 33 anos e 74º do ranking entra em quadra por volta de 1h30 (de Brasília) deste sábado para enfrentar o convidado local de 19 anos Rigele Te, apenas 868º colocado.
Caso passe por seu primeiro adversário, Rogerinho faria a rodada final contra o italiano Alessandro Giannessi ou diante do sérvio Dusan Lajovic. O histórico contra Gianessi é desfavorável, com três derrotas em nível ATP este ano. Já contra Lajovic, o paulista tem uma vitória e uma derrota.
Já Monteiro atua por volta das 2h30. O cearense de 23 anos e 126º do ranking desafia o experiente ucraniano Sergiy Stakhovsky, ex-número 31 e atual 98º colocado aos 31 anos. O duelo entre eles é inédito no circuito. Se vencer, Monteiro enfrentará o tunisiano Malek Jaziri ou o convidado local Zhizhen Zhang.
Uma vitória no quali de Pequim vale dez pontos, enquanto os quatro jogadores que passarem pelas duas rodadas classificatórias recebem 20 no total. Rogerinho terá 29 pontos a defender durante a próxima semana, enquanto Monteiro descarta apenas 15 pontos.