Notícias | Dia a dia | ATP Finals
Federer vence Zverev e garante 1º lugar do grupo
14/11/2017 às 20h29

Federer segue em busca de seu sétimo título no ATP Finals

Foto: Divulgação

Londres (Inglaterra) - A busca de Roger Federer pelo sétimo título no ATP Finals teve continuidade nesta terça-feira, quando o suíço venceu seu segundo jogo em Londres. Federer foi desafiado pelo alemão Alexander Zverev, número 3 do mundo, e levou a melhor com parciais de 7/6 (8-6), 5/7 e 6/1 em 2h12 de partida.

Com duas vitórias no torneio, Federer já está classificado para as semifinais e ainda garantiu o primeiro lugar do Grupo Boris Becker. Zverev terá um confronto-direto na próxima quinta-feira contra o norte-americano Jack Sock, enquanto o suíço enfrenta o já eliminado Marin Cilic.

Em quinze participações no Finals, Federer se classificou para as semifinais 14 vezes. A única vez que ele não conseguiu passar da fase de grupos foi em 2008, quando o torneio acontecia em Xangai. Na ocasião, o suíço venceu apenas o tcheco Radek Stepanek e perdeu para Gilles Simon e Andy Murray.

Federer não tem chance de alcançar Rafael Nadal no ranking e certamente terminará a temporada como número 2 do mundo. No entanto, se o suíço for campeão invicto do ATP Finals, ele encerrará o ano de 2017 apenas 140 pontos atrás do atual líder do ranking.

Logo no game de abertura, Federer levou um susto. O suíço não começou tão bem e precisou reverter um 0-40. Na sequência foi a vez de Zverev enfrentar um break point e escapar com um ace. Ao longo do primeiro set, o jogo foi marcado por pontos mais curtos e predomínio dos sacadores, com o alemão bastante consistente do fundo de quadra.

Quando já vencia por 6/5, Federer teve uma oportunidade real de vencer o set. O suíço apostou nas variações de direção, efeito e velocidade e chegou a ter dois set points, salvos pelo alemão com ótimos saques. Um jogo que estava muito bom caiu muito de nível técnico no tiebreak. Dos 14 pontos disputados, foram onze erros não-forçados. Zverev chegou a liderar por 4-0, mas com tanta irregularidade, viu sua vantagem ser pulverizada pelo suíço que venceu a primeira parcial.

Tudo indicava que Federer venceria o segundo set com relativa facilidade quando ele quebrou o saque de Zverev logo de cara e começou vencendo por 2/0. Mas um game de duas duplas-faltas facilitou o caminho para o alemão conseguir o empate ao vencer uma disputa na rede. O jovem de 20 anos voltava a sacar muito bem e seguia sem ser ameaçado e se aproveitou do pior game de serviço do suíço no jogo para voltar a quebrar.

O último set, entretanto, não foi nem um pouco equilibrado. Federer quebrou precocemente e confirmou a vantagem com um bom game de serviço. Na sequência, Zverev complicou um game que parecia fácil ao cometer quatro erros seguidos com o forehahnd depois de um 40-0, que permitiram a segunda quebra a favor do suíço. Federer ainda salvaria um break point antes de vencer seu quinto game seguido. Era nítida a queda de intensidade do alemão que voltaria a perder o saque ao cometer uma dupla-falta no ponto final do jogo.

Comentários