Londres (Inglaterra) - Uma surpresa e tanto na primeira semifinal do ATP Finals. Depois de sofrer seis derrotas seguidas, o belga David Goffin enfim conseguiu derrotar o suíço Roger Federer e ainda por cima de virada, ao anotar o placar de 2/6, 6/3 e 6/4. Com isso, o tradicional torneio que encerra a temporada terá uma decisão entre novatos, já que o outro finalista sairá do duelo da noite entre Grigor Dimitrov e Jack Sock.
Goffin só classificou-se para Londres durante o Masters de Paris, vindo de dois títulos de ATP 250 consecutivos na quadra dura, e teve muita dificuldade para superar o espanhol Rafael Nadal na abertura do Finals na segunda-feira. Depois foi facilmente batido por Dimitrov e garantiu a vaga na semi com vitória exigente diante de Dominic Thiem.
A partida deste sábado teve dois momentos bem distintos. Federer dominou com firmeza o primeiro set, mesmo cometendo alguns erros, e vendo Goffin perder eficiência com o saque. Mas a situação mudou com uma bobeada do suíço ainda no segundo game do segundo set. Ele acabou quebrado depois de ter três chances de fechar o game e aí o belga pegou confiança.
Goffin não apenas diminuiu a quantidade de erros como chegou a fazer mais winners do que o suíço para ganhar o segundo set. A história se repetiu na abertura do terceiro set, mas desta vez a quebra no terceiro game foi mérito total do belga, com variação de jogadas e uso de paralelas.
Maior campeão do Finals, com seis troféus, Federer não vence o torneio nobre que encerra a temporada desde a sequência de 2010 e 2011 na mesma arena O2. Ele perdeu as finais de 2014 e 2015 para Novak Djokovic. Aos 36 anos e numa temporada espetacular em que disputou seu 12º torneio, Federer sofreu apenas a quinta derrota em 57 partidas. Ele não perdia desde as quartas do US Open.