Notícias | Dia a dia | ATP Finals
Goffin comemora 'momento perfeito' em Londres
18/11/2017 às 18h38

Goffin acha que forehand teve papel essencial na virada

Foto: ATP

Londres (Inglaterra) - Em sua primeira participação no ATP Finals, o belga David Goffin obteve vitórias inéditas sobre os dois líderes do ranking e está na mais importante final de sua carreira. Neste domingo, tentará um título que só perde de importância para os de Grand Slam.

"Tudo é realmente especial", garante ele, sem esconder sua surpresa. "Foi a primeira vitória sobre Rafa (Nadal), depois uma semifinal inédita aqui e agora venci Roger (Federer) pela primeira vez num torneio tão grande. É o momento perfeito". A vitória sobre o suíço veio de virada.

O belga é apenas o sexto tenista desde 2003 a derrotar tanto Nadal como Federer num mesmo campeonato e o primeiro a fazê-lo desde Novak Djokovic no mesmo Finals de 2015. Outro feito foi derrotar os dois principais cabeças de chave do Finals, algo que não acontecia desde Nikolay Davydenko em 2009.

Ele tentou explicar a grande virada em cima de Federer. "Pela primeira vez, eu joguei meu melhor tênis contra ele, consegui ficar um pouco mais relaxado depois do primeiro set. Sentia melhor a bola e continuei a sacar bem", analisou. "Depois do primeiro set, decidi ser mais agressivo e tentei isso sempre que possível, seja na devolução ou após meu serviço. Acho que isso foi a chave da partida, ir para a bola. Meu forehand melhorou muito e pude até ir à rede".

Goffin tem apenas quatro títulos de primeira linha no circuito, o que inclui o recente troféu no ATP 500 de Tóquio, em outubro. Aos 26 anos, jamais fez uma final do peso de um Masters 1000 e muito menos de Grand Slam. Questionado qual adversário ideal, ele brincou: "Se você olhar como foi esta semana, saberá a resposta", referindo-se ao massacre que levou de Grigor Dimitrov. Ele tem retrospecto de 1-4 contra o búlgaro e lidera 3-0 contra Jack Sock.

Comentários