Praga (República Tcheca) - A semana começou triste no circuito da WTA. Campeã de Wimbledon em 1998, ex-número 1 de duplas e número 2 de simples, a tcheca Jana Novotna perdeu sua batalha contra o câncer e acabou falecendo com apenas 49 anos.
Novotna venceu 24 títulos de simples ao longo dos 14 anos de carreira e teve ainda mais sucesso nas duplas, conquistando 76 taças. Em Wimbledon, foram três finais, derrotada em 1993 pela alemã Steffi Graf, em 1997 pela suíça Martina Hingis e campeã em 1998 contra a francesa Nathalie Tauziat.
Foram 12 títulos de Grand Slam nas duplas, vencendo nos quatro torneios, e mais 11 vice-campeonatos. Novotna também tem quatro Slam nas duplas mistas, uma medalha de bronze em simples nos Jogos Olímpicos de Atlanta e duas pratas em duplas (Seul-1988 e Atlanta-1996).
Campeã do WTA Finals em 1997 e da Fed Cup em 1988, a tcheca foi introduzida no Hall da Fama do Tênis em 2005. Novotva se manteve ligada ao tênis, exercendo a função de treinadora nos últimos anos.
"Para quem teve a oportunidade de conhecê-la, Jana foi um exemplo de inspiração tanto dentro como fora das quadras. Sua estrela vai sempre brilhar no panteão da história da WTA. Lamentamos muito sua morte e enviamos nossas condolências à família", disse Steve Simon, presidente da WTA.