Notícias | Beach Tennis
Garopaba recebe feras internacionais do beach tennis
08/12/2017 às 21h11

Alessandro Calbucci, tetracampeão mundial de duplas e tri mundial por equipes.

Foto: Cleon Medeiros

Garopaba (SC) - Quatro títulos mundiais de duplas e mais três campeonatos por equipes com a Itália. Currículo invejável do italiano Alessandro Calbucci, que hoje é o sétimo do mundo e confirmou presença no Mormaii Garopaba Open de Beach Tennis, torneio do circuito mundial com premiação de US$ 10 mil (R$ 32 mil) e valiosos pontos no ranking da Federação Internacional de Tênis, entidade que cuida do beach tennis. A competição acontece entre os dias 14 e 17 de dezembro na praia da Ferrugem, em Garopaba (SC).

Calbucci, campeão mundial de duplas em 2008, 2011, 2013 e 2014 e tricampeão mundial por equipes em 2012, 2014 e 2015, que por quatro anos terminou a temporada como nº 1 do mundo, é um dos favoritos no evento onde atuará com o jovem italiano Andrea Stutto, de 24 anos, 29º do ranking mundial.

"Expectativa é dar o meu melhor e buscar ganhar o torneio. No ano passado, disputei o evento e fui finalista com meu melhor amigo brasileiro que não era profissional. Foi uma grande satisfação. Perdemos a final para os brasileiros Vinícius Font e Vinícius Chaparro, que são super jogadores. Este ano voltarei a pisar nesta areia, que é um dos meus lugares preferidos do Brasil. Vou jogar com o Andrea, da nova geração do beach tennis. Minha primeira ao lado dele, tem grande potencial, vamos ver como vai suportar a pressão, atuando no calor brasileiro enquanto nesta época só se joga indoor na Itália, por conta do frio. Mas estou bem confiante", disse Calbucci, que em 2017 somou duas conquistas em Salinas, no Equador, Ugento, na Itália, foi vice em Guayaquil, no Equador, e semifinalista recentemente em Aruba.

O jogador de 37 anos, com cerca de 55 títulos de eventos da Federação Internacional, é o que soma o maior número de conquistas, ao lado de nomes como Luca Melicano, Marco Garavini e Michele Capeletti.

Outro forte nome da Itália é o lendário Alex Mingozzi, que soma mais de 150 títulos, a maior parte quando o evento era coordenado pela IFBT. Ele, inclusive, ajudou o brasileiro Vinicius Font a se tornar número 1 do mundo na temporada 2014, quando atuou ao seu lado. Font é o único não-italiano a ter sido o líder do ranking. Ele jogará o evento ao lado do santista Raffael Agulha. "Estou com boa expectativa, ganhei da dupla número 2 do mundo em Aruba, venho treinando bem, confiante, sem problemas físicos e espero fazer um bom torneio", apontou o veterano de 36 anos, que disputa a modalidade há 24 e possui três títulos mundiais em 2000, 2002 e 2007, com a liderança do ranking no currículo.

Mais de 500 atletas de seis países confirmados

A competição corresponde à etapa Master do Circuito Mormaii, que contou ao todo com sete etapas espalhadas por quatro estados (SC, RS, DF e RN), duas delas valendo pontos para o ranking mundial.

As inscrições encerraram e o torneio já passa dos 500 atletas nas categorias Profissional Masculino e Feminino, simples, duplas e dupla mista, além das categorias amadoras A (Avançado), B (Intermediário) e C (Iniciante), veteranos 40+ e 50+ e Sub 18 e Sub 14. Estão confirmados atletas do Brasil, Itália, Holanda, Aruba, Venezuela e Chile na competição. A confirmação final com o número de participantes virá até o início da próxima semana.

Comentários