Melbourne (Austrália) - O tradicional playoff de dezembro, que vale um convite para a chave principal do Australian Open, conheceu nesta sexta-feira os finalistas do torneio masculino que buscam uma vaga no primeiro Grand Slam de 2018.
Principais cabeças de chave, Alex Bolt e Alex De Minaur irão decidir o título da seletiva nacional no próximo domingo. Atual 190º do ranking aos 24 anos, Bolt venceu o único duelo anterior contra De Minaur, que tem apenas 18 anos e é 210º colocado.
A vaga de Bolt na final do playoff australiano veio com a vitória em sets diretos sobre Marc Polmans, com parciais de 7/6 (7-3), 6/4 e 7/6 (7-4). Por sua vez, De Minaur precisou de quatro sets para vencer o duelo de jovens contra Omar Jasika, vencedor da seletiva do ano passado, por 3/6, 6/1, 6/2 e 6/0.
Neste sábado acontecem as duas semifinais femininas. A principal cabeça de chave é Arina Rodionova, 120ª do mundo, que enfrenta a 344ª colocada Tammi Patterson. Já a jovem de 17 anos Destanee Aiava, 153ª do ranking e que quase garantiu vaga na semana passada pelo torneio nacional juvenil, será desafiada pela 347ª do mundo Kimberly Birrell. A final será no domingo.
Já está definido o convite para a chave de dupas femininas em Melbourne. A vaga ficou para Astra Sharma e Belinda Woolcock, ambas de 22 anos, que venceram a final desta sexta-feira contra Destanee Aiava e Tammi Patterson por 6/3 e 6/1.