Notícias | Dia a dia | Australian Open
Ostapenko é mais uma top 10 eliminada na Austrália
19/01/2018 às 10h44

A estoniana Anett Kontaveit eliminou a campeã de Roland Garros

Foto: Divulgação

Melbourne (Austrália) - A chave feminina do Australian Open perdeu mais uma top 10 nesta sexta-feira. Número 7 do mundo e atual campeã de Roland Garros, Jelena Ostapenko foi eliminada ainda na terceira rodada. A letã de 20 anos caiu diante da estoniana Anett Kontaveit, 33ª do ranking, com parciais de 6/3, 1/6 e 6/3.

Aos 22 anos, Kontaveit marcou a terceira vitória da carreira contra uma top 10. A jovem estoniana poderia até enfrentar sua experiente compatriota Kaia Kanepi nas oitavas, mas a veterana de 32 anos foi eliminada pela espanhola Carla Suárez Navarro com placar final de 3/6, 6/1 e 6/3.

O jogo desta sexta-feira teve altos e baixos de ambos e ganhou em nível técnico e em emoção no terceiro set, quando a estoniana ganhou o apoio da torcida na Margaret Court Arena. Ostapenko até liderou nos winners por 32 a 19, mas cometeu 46 erros contra apenas 25 de Kontaveit.

Em nove games no set inicial, apenas Kontaveit conseguiu confirmar o saque e isso só aconteceu uma vez. Depois de ser quebrada cinco vezes, Ostapenko solicitou atendimento para a coxa esquerda e voltou jogando melhor. Mais confortável, a campeã de Roland Garros soube se impôr e abriu larga vantagem.

A parcial decisiva começou equilibrada e com maior domínio das sacadoras até o empate por 3/3. O sétimo game, que durou doze minutos, foi crucial. Ostapenko foi irregular em seu serviço e via a adversária pressioná-la desde as devoluções e mandar nos pontos. A letã salvou cinco break points, mas não evitou a quebra. Confiante, Kontaveit confirmou o saque logo depois com facilidade e voltaria a quebrar para definir o confronto.

A queda de Ostapenko tira a letã da disputa pela liderança do ranking mundial. Agora a disputa fica restrita a quatro nomes: Simona Halep, Caroline Wozniacki, Karolina Pliskova e Elina Svitolina. Além dessas quatro jogadoras, outra top 10 que resiste no torneio é a francesa Caroline Garcia.

Comentários