Notícias | Dia a dia | Australian Open
Em seu 72º Slam, Federer disputa final pela 30ª vez
27/01/2018 às 10h18

Federer pode se igualar aos maiores vencedores em Melbourne

Foto: Divulgação

Melbourne (Austrália) - Recordista absoluto de participações em torneios de Grand Slam, com 72, o suíço Roger Federer vai ampliar sua marca de finais disputadas neste domingo às 6h30 (horário de Brasília) quando entrar em quadra para enfrentar o croata Marin Cilic pela taça do Australian Open. Atual campeão do torneio, ele completa 30 finais e tentará sua 20ª conquista, o que o deixaria isolado como o quarto tenista (homem ou mulher) com mais títulos neste nível.

Atualmente, o atleta da Basileia está empatado com a norte-americana Helen Wills Moody com 19. Ele também irá diminuir a diferença para a recordista neste quesito, a australiana Margaret Court, que tem 24 troféus entre as fases amadora e profissional. A segunda e a terceira colocações da lista também pertencem a mulheres, com a norte-americana Serena Williams aparecendo da vice-liderança (23) e a alemã Steffi Graf vindo logo em seguida (22).

Só no Melbourne Park o suíço vai para sua sétima final, perseguindo o sexto título que o colocaria na galeria de maiores vencedores da competição, ao lado das seis conquistas do sérvio Novak Djokovic e do australiano Roy Emerson.

Federer pode também igualar outra marca da Era Aberta, a de mais conquistas de Slam sem perder set. Atualmente, o primeiro posto é ocupado pelo espanhol Rafael Nadal , que venceu Roland Garros de maneira impecável em 2008, 2010 e 2017, e pelo sueco Bjorn Borg, campeão sem perder uma parcial sequer em Wimbledon 1976 e em Roland Garros 1978 e 1980. O suíço tem campanhas similares no Australian Open de 2007 e em Wimbledon 2017.

Com 36 anos e 173 dias, está a uma vitória de se tornar o terceiro homem da Era Aberta a vencer quatro ou mais Slam depois dos 30, algo que somente conseguiram Rod Laver e Ken Rosewall, ambos com quatro conquistas. Rosewall é um caso à parte neste quesito, tendo faturado três destes quatro títulos com idade superior à de Federer agora.

Comentários