Notícias | Dia a dia | Australian Open
Federer leva susto antes do hexa e do 20º Slam
28/01/2018 às 09h38

Federer teve altos e baixos no serviço ao longo dos cinco sets

Foto: Site oficial

Melbourne (Austrália) - Roger Federer deixou escapar ampla vantagem, levou susto e novamente foi obrigado a jogar cinco sets na final do Australian Open, mas na hora certa reencontrou seu tênis e superou o valente croata Marin Cilic em duelo de 3h03. Com parciais de 6/2, 6/7 (5-7), 6/3, 3/6 e 6/1, o suíço comemorou o 20º troféu de Grand Slam e o sexto no Melbourne Park.

Ao defender o título magistral de 2017, Federer se torna assim o quarto tenista da história a atingir a marca de 20 títulos de simples em Grand Slam. A recordista é a australiana Margaret Court, que tem 24 triunfos entre as fases amadora e profissional, seguida pela norte-americana Serena Williams, com 23, e da alemã Steffi Graf, com 22.

Recordista de vitórias de simples em Melbourne Park, agora com 94, e de finais, com 7, o suíço iguala o sexto troféu no torneio que já haviam sido alcançados pelo sérvio Novak Djokovic e pelo australiano Roy Emerson.

Aos 36 anos e 173 dias, Federer continua a ser o segundo jogador mais velho a ganhar um Slam na Era Aberta, atrás dos 37 anos e 62 dias do australiano Ken Rosewall, em Melbourne de 1972. Ao mesmo tempo, se torna o terceiro profissional a conquistar quatro Slam depois dos 30, repetindo Rosewall e Rod Laver, e o segundo jogador com três depois dos 35 anos, tal qual Rosewall.

Para marcar sua nona vitória sobre Cilic em 10 confrontos, Federer viu um adversário totalmente perdido ao longo do primeiro set, em que o suíço errou apenas um golpe sob o teto fechado da arena Rod Laver, diante de calor de 38 graus. Como se esperava, o suíço atacava sempre o backhand de Cilic com golpes de efeito e velocidade variados.

O sexto do ranking no entanto achou melhor ritmo a partir do segundo set e teve um set-point bobamente desperdiçado antes de os dois irem ao tiebreak. Federer fez grande lance para ir a 3-2 e dois saques, porém o croata devolveu bem duas vezes, primeiro para empatar e depois para ir a 6-4. Cilic manteve o embalo até o sexto game do terceiro set, mas aí se atrapalhou, cometeu três falhas e cedeu o serviço. Impecável no saque, com 81% de aproveitamento, Federer não deixou a vantagem escapar.

Para piorar o quadro, croata errou feio logo no game de abertura do quarto set, ao mandar longe um forehand que lhe daria 40-0. Sofreu a quebra e aí Federer esbanjou confiança, investindo no saque-voleio. Até que relaxou demais no sexto game, permitiu a reação e aí Cilic ficou incrivelmente confiante e viveu seu melhor momento na partida até então.

Novamente no quinto set numa final de Austrália - e a oitava da carreira em Slam -, Federer suou para encerrar a sequência de cinco games perdidos e foi premiado por dupla falta de Cilic em seguida, que lhe permitiu abrir 3/0. Sem dar mais espaço ao adversário, Federer concluiu a tarefa e faturou mais US$ 3,2 milhões e se mantém como o tenista de maior faturamento da história, superando a casa dos US$ 115 milhões.

Como 96 títulos na carreira, deixa mais próxima a possibilidade de atingir o 100º ainda em 2017. Apenas Jimmy Connors somou tanto, com 109 ao longo da carreira.

Comentários