Santos (SP) - Após conquistarem juntas em 2016 o título da última edição do ITF de Beach Tennis realizado em Santos, Patricia Diaz e Flaminia Daina mostraram novamente que são praticamente imbatíveis na Baixada Santista. Porém, o caminho não foi fácil até a decisão. Na semifinal, Paty e Flaminia fizeram o jogo mais duro da chave feminina de duplas, contra as brasileiras Joana Cortez e Marcela Vita, vencendo por 7/6 (7-5) e 7/5, em mais de uma hora e meia de partida.
Já na decisão, contra as cabeças de chave número 1, a alemã Maraike Biglmaier e a paranaense Rafaella Miiler, a vitória foi tranquila, perdendo apenas dois games. "Estou muito feliz, porque focamos muito na nossa estratégia e treinamos demais para chegar até aqui. No final, deu certo e estamos prontas para o próximo desafio, o ITF de Beach Tennis em Fortaleza (CE), na próxima semana", contou Patricia Diaz, cabeça de chave 2 ao lado de Flaminia.
"A Rafaella e a Maraike são jogadoras bem respeitadas por nós. São amigas que temos no beach tennis, conhecemos bem o jogo delas e por isso definirmos estarmos sempre muito próximas o tempo todo, a Flaminia e eu. Isso deu certo. Gosto muito de jogar com minha dupla porque nos momentos difíceis damos força uma para a outra. Estou satisfeita com o resultado", comentou Paty Diaz. "Cada vez que venho ao Brasil fico impressionada. O esporte está crescendo e os organizadores fazem sempre o melhor", completou a venezuelana.
"Tivemos partidas muito difíceis para conquistar esse campeonato, contra jogadoras incríveis. Embora rivais em quadra, as meninas são nossas amigas, o que é bom porque temos um clima bacana, amigável. A Paty e eu jogamos realmente bem, estivemos juntas o tempo todo e isso faz a diferença no beach tennis. Agora precisamos celebrar bastante", disse Flaminia. "Venho da Itália, o país do beach tennis. Mas, no Brasil, o ambiente é incrível. É maravilhoso jogar aqui. Agradeço a todos os organizadores, porque fico muito orgulhosa de fazer parte de um evento como esse", concluiu a italiana.
Única brasileira finalista - Se o torneio foi dominado pelas estrangeiras, ao menos uma atleta brasileira conseguiu colocar o Brasil no pódio da decisão. Foi a paranaense Rafaella Miiller, tenista radicada em Balneário Camboriú (SC), número 5 do ranking mundial. "Um torneio bem legal e grande, com nível altíssimo. A minha companheira, Maraike, veio de uma semana em que não estava se sentindo legal, doente, e acabou sendo superação para nós. A decisão foi dura, não jogamos nosso melhor, enquanto elas foram realmente bem", contou Rafaella.
Demais resultados da PRO - Além das duplas masculinas e femininas, a categoria PRO do ITF de Beach Tennis teve ainda as duplas mistas e a masculina simples. Nas duplas mistas, Aksel Samardzic (ARU) e Patricia Díaz (VEZ) venceram os brasileiros Airton Rodrigues e Marcela Vita por 8/6 em um set único. Na masculina simples, o ganhador foi Julio Cesar Silva após o W/O de José Augusto Francisco. "Estou muito feliz por ganhar este título. Foi uma partida difícil, em que levamos 4/1 no início e conseguimos virar para 8/6. Jogar com a Paty é um prazer, porque ela é muito forte. Uma atleta completa. Nosso primeiro troféu junto, ou seja, só temos que comemorar", destacou Aksel Samardzic.