Notícias | Dia a dia | Brasil Open
Clezar derruba Monteiro e vence a primeira na ATP
28/02/2018 às 01h56

Clezar vai ganhar 13 posições por enquanto na ATP

Foto: Gaspar Nóbrega/DGW Comunicação

São Paulo (SP) - No duelo 100% nacional pela primeira rodada do Brasil Open, levou a melhor o jogador que vinha mais embalado na competição. Depois de furar o qualificatório derrubando mais dois compatriotas no caminho, o gaúcho Guilherme Clezar ignorou o favoritismo do cearense Thiago Monteiro, que tem um ranking 100 posições melhor, e vence em duelo de três sets.

Depois de 2h12 de confronto, que começou no fim da terça-feira e só terminou nas primeira horas de quarta, Clezar enfim conseguiu comemorar uma vitória em nível ATP em 13 jogos, anotando placar final de 6/3, 1/6 e 7/5. Como prêmio, ele terá a oportunidade de desafiar o espanhol Albert Ramos, cabeça de chave 1 e atual vice-campeão do torneio.

Embora já tenham se enfrentado outras seis vezes, este duelo foi o primeiro entre Clezar e Monteiro neste nível de evento. A vitória do gaúcho, atual 225 do mundo, serviu de tira-teima, uma vez que ele havia vencido nos challenger de Milão (2017), Porto Alegre (2013) e São Paulo (2013), enquanto o cearense triunfou no challenger de São José do Rio Preto (2013) e em dois futures nacionais.

O primeiro set começou com o gaúcho quebrando logo de cara, para em seguida abrir 2/0. Ele administrou a vantagem até o fim e ainda anotou novo break para fechar. Só que Clezar não manteve o ritmo na segunda parcial e acabou dominado por Monteiro, que depois de perder o game inicial, venceu seis em seguida e empatou o jogo com um "pneu moral".

A decisão foi então para o terceiro set, o mais equilibrado de todos. Clezar foi o que mais chances teve, primeiro perdeu seis break-points no sexto game e mais três no 11º, quando só foi conseguir a quebra na quarta oportunidade que teve. Depois bastou a ele confirmar o serviço em seguida, fechando o jogo no segundo match-point que teve.

Comentários