Birmingham (Inglaterra) - Em ótima temporada no circuito, Petra Kvitova garantiu neste sábado uma vaga em sua quinta final em 2018. Atual campeã do WTA de Birmingham, a canhota tcheca volta a decidir o torneio inglês em quadras de grama depois de vencer a romena Mihaela Buzarnescu, 30ª do ranking mundial, por 6/3 e 6/2.
Kvitova sequer perdeu sets na campanha até a final em Birmingham. A jogadora de 28 anos acumula 24 títulos na carreira, quatro deles na atual temporada, e disputará a 32ª final da carreira. A bicampeã de Wimbledon pode conquistar seu quarto título em quadras de grama.
Número 8 do mundo, Kvitova é a terceira colocada na corrida por uma vaga no WTA Finals. Em caso de título, ela irá ultrapassar Caroline Wozniacki na classificação entre as melhores jogadoras da temporada. A vitória deste sábado foi a 36ª da tcheca no ano e fez com que ela se isolasse como a maior vencedora de 2018, superando as 35 vitórias de Simona Halep.
Ao longo da rápida partida de 1h12 deste sábado, Kvitova disparou seis aces e conquistou quatro quebras, duas em cada parcial. A tcheca perdeu apenas um game de saque, ainda no set inicial, além de ter cedido apenas cinco pontos quando colocou o primeiro serviço em quadra.
A adversária de Kvitova na final marcada para às 9h30 (de Brasília) deste domingo será Magdalena Rybarikova, eslovaca de 29 anos e 19ª do ranking, que venceu a tcheca Barbora Strycova por 7/6 (7-1) e 6/4. O histórico é favorável à tcheca, que venceu cinco dos seis duelos anteriores.
Campeã do torneio de Birmingham em 2009, Rybarikova volta à final depois de nove anos. Dona de quatro títulos de WTA e semifinalista de Wimbledon no ano passado, a experiente jogadora eslovaca disputará a oitava final da carreira e a primeira da temporada.