Londres (Inglaterra) - Principais cabeças de chave no torneio de duplas femininas em Wimbledon, Timea Babos e Kristina Mladenovic não confirmaram o favoritismo nesta quarta-feira e foram eliminadas nas quartas de final. A francesa e a húngara perderam por 7/6 (7-4) e 6/3 para a polonesa Alicja Rosolska e a norte-americana Abigail Spears.
Apesar da eliminação, Babos ainda tem um motivo para comemorar. A húngara de 25 anos assumirá o número 1 de duplas após o término do torneio. Ela será a 39ª mulher a ocupar a liderança, além de se tornar a primeira jogdora de seu país a aparecer no topo de um ranking em simples ou duplas.
Babos iniciou o torneio no terceiro lugar do ranking e foi beneficiada pela não participação da parceria russa de Ekaterina Makarova e Elena Vesnina, atuais líderes do ranking e campeãs no ano passado. Vesnina não jogou em Wimbledon, enquanto Makarova caiu na segunda rodada ao lado da compatriota Vera Zvonareva. As principais perseguidoras eram as tchecas Barbora Strycova e Andrea Hlavackova, que caíram ainda nas oitavas.
Spears e Rosolska enfrentam nas semifinal as tchecas campeãs de Roland Garros Barbora Krejcikova e Katerina Siniakova, que derrotaram a parceria formada pela alemã Tatjana Maria e a britânica Heather Watson por 3/6, 7/6 (7-5) e 6/4.
Do outro lado da chave, as ex-líderes do ranking Bethanie Mattek-Sands e Lucie Safarova adiaram o sonho da conquista do único título de Grand Slam que ainda não possuem juntas. A tcheca e a norte-americana perderam por 5/7, 6/4 e 6/2 para a canadense Gabriela Dabrowski e a chinesa Yifan Xu, que enfrentam na semifinal a norte-americana Nicole Melichar e a tcheca Kveta Peschke.