Gstaad (Suíça) - No encontro entre duas jogadoras que já estiveram entre as dez melhores do mundo, Eugenie Bouchard levou a melhor sobre Timea Bacsinszky e estreou com vitória no WTA de Gstaad. Bouchard buscou a virada na partida de 2h46 e marcou as parciais de 4/6, 7/6 (7-1) e 6/4.
Atualmente ocupando o 146º lugar do ranking, Bouchard não vencia no saibro desde maio do ano passado, em Roland Garros. Na atual temporada, a canadense de 24 anos e ex-número 5 do mundo havia disputado apenas quatro torneios no piso, sendo dois deles em nível ITF.
A adversária de Bouchard nas oitavas será mais uma suíça. A canadense enfrenta Viktorija Golubic, cabeça 8 do torneio e vencedora da edição inaugural em 2016. Golubic estreou na competição vencendo a alemã Antonia Lottner por 6/3 e 6/2.
Apesar da derrota, Bacsinszky tem a comemorar a volta ao circuito. Há dois meses, a suíça de 29 anos sofreu uma leão no músculo da panturrilha direita e disputou apenas seu sexto jogo de simples na temporada. A ex-número 9 do mundo aparece atualmente apenas no 761º lugar, já que também perdeu todo o segundo semestre do ano passado por lesão e cirurgia na mão direita.
A rodada desta terça-feira também teve mais um capítulo da rivalidade entre Samantha Stosur e Francesca Schiavone, confronto que já foi final de Roland Garros em 2010. Stosur marcou a décima vitória em 14 jogos diante da rival italiana ao obter as parciais de 6/3 e 6/2. A adversária da australiana de 34 anos, ex-top 5 e atual 73ª do ranking, nas oitavas será a veterana suíça de 39 anos Patty Schnyder, que derrotou a liechtensteinense Kathinka Von Deichmann por 4/6, 6/2 e 6/3.
Principal cabeça de chave do torneio e 48ª do mundo, a francesa Alizé Cornet estreou vencendo a espanhola Silvia Soler por duplo 6/2. A francesa de 28 anos enfrenta nas oitavas a suíça vinda do quali Conny Perrin, que derrotou a chinesa Saisai Zheng por 6/1, 4/6 e 7/5.