Notícias | Dia a dia
Italiano de 22 anos conquista em Gstaad seu 1º título
29/07/2018 às 09h16

Berrettini nunca havia disputado sequer quartas de ATP

Foto: ATP

Gstaad (Suíça) - A semana não poderia ter sido melhor para o italiano Matteo Berrettini, de 22 anos e atual 84 do mundo, que neste domingo conquistou o título do ATP 250 de Gstaad, o primeiro de sua carreira, ao derrotar na final o espanhol Roberto Bautista, cabeça de chave número 2, com parciais de 7/6 (11-9) e 6/4, depois de 1h45 de disputa.

Berrettini ainda pode sair do saibro suíço também com a taça de duplas, já que mais tarde entra em quadra ao lado do compatriota Daniele Bracciali para encarar o ucraniano Denys Molchanov e o eslovaco Igor Zelenay.

Sua campanha rumo ao título foi irretocável, vencendo todos os jogos sem perder set e sem perder um saque sequer. Contudo, antes de entrar na disputa em Gstaad, o jovem italiano nunca havia ido tão longe, disputando não apenas sua primeira final de ATP, mas também a primeira semi e a primeira quartas de final.

O título inédito renderá uma premiação de 89.435 euros para Berrettini, que com os 250 pontos conquistados dará um enorme salto no ranking. Ele vai ganhar 30 lugares e assumirá a 54ª colocação, bem acima da melhor posição que já teve na carreira, a 75ª alcançada na semana passada. Por sua vez, o vice Bautista sairá com 47.105 euros e 150 pontos.

Mesmo disputando uma final deste nível pela primeira vez, o italiano de 22 anos mostrou enorme firmeza e mostrou que iria jogar de igual para igual com Bautista. O equilíbrio foi a marca da partida, tanto que o primeiro set foi definido apenas no tiebreak, em que Berrettini teve que salvar primeiro dois set-points para depois abrir 1 a 0 no marcador.

A segunda parcial foi no mesmo ritmo, com a diferença que desta vez Berrettini conseguiu definir antes do desempate. No segundo game, ele teve quatro break-points a seu favor, mas não conseguiu aproveitar um sequer. Quando tudo indicava que poderíamos ver um novo tiebreak, o italiano conseguiu uma quebra no décimo game e assim selou sua vitória.

Comentários