Nova York (EUA) - Bicampeã do US Open nos anos de 2003 e 2007, Justine Henin está de volta ao Grand Slam nova-iorquino com uma nova função. A ex-número 1 do mundo e vencedora de sete títulos de Slam vai treinar a jovem ucraniana de 18 anos e 98ª colocada Dayana Yastremska durante o torneio.
Yastremska já vinha treinando na academia de Henin, na Bélgica, desde o começo do ano e terão uma cooperação mais próxima em Nova York. A belga será a uma consultora especial da jovem jogadora e ainda cedeu o preparador físico Eric Houben, com quem trabalhou durante boa parte de sua vitoriosa carreira.
O US Open será o primeiro Grand Slam na carreira profissional de Yastremska. Destaque no circuito mundial juvenil há dois anos, quando foi finalista de Wimbledon, a jovem ucraniana entrou no top 100 em julho e se tornou a primeira jogadora nascida a partir de 2000 a figurar na primeira página do ranking da WTA. Na temporada, ela já venceu 31 jogos e perdeu 14.
A estreia de Yastremska no US Open será contra a thceca de 22 anos e vinda do quali Karolina Muchova, 202ª do ranking. Caso a ucraniana consiga passar por sua primeira adversária, há chance de um duelo contra a ex-número 1 do mudo e atual 12ª colocada Garbiñe Muguruza, que estreia diante da chinesa Shuai Zhang.