fiogf49gjkf0d
Stanislas Wawrinka, David Ferrer, Tomas Berdych, Rafael Nadal, Copa Davis" /> fiogf49gjkf0d Stanislas Wawrinka, David Ferrer, Tomas Berdych, Rafael Nadal, Copa Davis" lang="pt-BR" xml:lang="pt-BR" /> fiogf49gjkf0d Stanislas Wawrinka, David Ferrer, Tomas Berdych, Rafael Nadal, tênis" /> fiogf49gjkf0d 2013/wawrinka/1108_finals_vibra_int.jpg" /> fiogf49gjkf0d 2013/wawrinka/1108_finals_vibra_int.jpg" />Londres (Inglaterra) - O suíço Stanislas Wawrinka fez a sua parte e ainda tem chances de se classificar para as semifinais do ATP Finals de Londres. Ele derrotou o espanhol David Ferrer de virada, com parciais de 6/7 (3-7), 6/4 e 6/1. Para conquistar a vaga, Wawrinka precisa que Rafael Nadal derrote Tomas Berdych na sessão noturna.
Wawrinka fechou a fase de grupos com duas vitórias e uma derrota e precisa que Berdych perca para não haver "empate" entre os dois, já que o tcheco ganharia no saldo de sets de qualquer maneira. Berdych ainda tem possibilidade de terminar o Grupo A na liderança, se bater Nadal em sets diretos. Caso passe pelo espanhol no terceiro, ele ficaria em segundo, atrás do espanhol.
No primeiro set, Wawrinka chegou a abrir 5/2, mas levou uma incrível virada e viu Ferrer sacar em 6/5. Mesmo assim, o espanhol foi quebrado e levou a parcial só no tiebreak. O suíço voltou mais ligado no segundo, enquanto Ferrer ficava muito irritado. O número 3 chegou a quebrar uma raquete.
Após empatar a partida, Wawrinka atropelou no terceiro e se manteve vivo na competição. Ele acertou 35 winners, contra apenas 14 de Ferrer, e cometeu 56 erros não-forçados, diante de 39 do espanhol. O suíço aproveitou seis das sete chances de quebra, enquanto Ferrer desperdiçou seis dos oito break-points que teve.
Esta é a primeira participação de Wawrinka no ATP Finals. Vice-campeão em 2007, Ferrer terminou o evento com três derrotas na sétima semana consecutiva em que esteve em quadra. O espanhol pode terminar o ano como número 3 do mundo, mas precisa torcer contra uma campanha espetacular de Juan Martín del Potro.