Notícias | Outros
Meninas surpreendem e entram nos 18 anos da Bahia
30/09/2018 às 22h31

Amanda Oliveira, de apenas 13 anos, avançou

Foto: Thiago Parmalat

Salvador (BA) - Duas brasileiras causaram surpresa no encerramento do qualificatório para a chave de 18 anos do Bahia Juniors Cup, evento que vale pontos para o ranking mundial, que terá início às 8 horas deste domingo no Clube Bahiano com a disputa de 51 partidas em vários categorias. Maria Mauad, de 14 anos, e Amanda Oliveira, de 13, foram os destaques deste domingo.

Filha do ex-craque de futebol Alex, que jogou pelo Palmeiras, Cruzeiro, Flamengo, Coritiba e Fenerbache, da Turquia, a paranaense Maria Mauad superou a segunda favorita Maria Oliveira, por 6/0 e 6/1: "Estou muito feliz, não sei explicar a sensação, não vim com a expectativa de furar o quali", vibrou Mauad: "Hoje a motivação foi fundamental pois no começo do ano perdi muitos jogos, baixei o nível e no mês passado tive uma fratura por estresse no dedão do pé direito".

Mauad morou por oito anos na Turquia quando seu pai fez sucesso por um dos clubes mais popular daquele país. Ela ainda fala um pouco da língua e traz gritos de motivação ao longo de seus jogos como "Haid!", um grito até parecido com o Adje cantado pelos sérvios o qual tem inspiração por Novak Djokovic: "Gosto muito da Simona Halep, gosto da gana dela. Em termos de jogo é Djokovic, ele é o melhor de todos, tenta deslizar na quadra rápida, mas ainda não consegui fazer isso (risos)".

Com apenas 13 anos, a gaúcha de Caxias do Sul, que treina há quatro meses no Rio de Janeiro, também disputa seu primeiro evento ITF e passou o quali ao derrotar a terceira favorita, Livia Cavalcanti, por 6/1 e 6/3. "Muito boa a sensação poder jogar meu primeiro torneio mundial. O jogo de hoje foi muito bom, consegui sentir bem a bola. Tentei mexer bastante ela, agredir com a direita", disse Amanda, que coloca os pés no chão para disputar a chave principal: "Vou sem expectativa pensando jogo a jogo".

Outras duas brasileiras garantiram vaga na chave. Isabela Fioravanti passou pela canadense Zoe Correa, por 6/4, 4/6 e 6/2, e Ana Candiotto confirmou o favoritismo derrotando Maria Salomão, por 6/2 e 6/3.

A 34ª edição do Bahia Juniors Cup tem a presença de 307 atletas de 15 países (Brasil, Rússia, Colômbia, Peru, Argentina, Paraguai, Holanda, Polônia, Estados Unidos, Finlândia, Chile, Grã-Bretanha, Canadá, Índia e Bolívia), dos 9 até os 18 anos, um aumento de 50% em relação ao ano de 2017.

Comentários