Buenos Aires (Argentina) - Depois de ter vencido suas três primeiras partidas nos Jogos Olímpicos da Juventude, que são disputados em Buenos Aires, o brasiliense Gilbert Klier Júnior foi derrotado na semifinal da chave de simples. Nesta quinta-feira, Klier caiu diante do francês Hugo Gaston, quarto colocado no ranking da ITF, por 6/4 e 6/1.
Apesar da derrota, Klier ainda segue com chances de medalha no saibro argentino. Cabeça 7 em Buenos Aires e 12º no ranking mundial juvenil, o brasiliense de 18 anos enfrenta na sexta-feira o búlgaro Adrian Andreev, que perdeu por 6/4 e 6/1 a semifinal para o cabeça 8 do torneio e anfitrião Facundo Diaz Acosta. Klier e o sétimo colocado Andreev já se enfrentaram duas vezes, com uma vitória para cada lado.
Único representante nacional na edição 2018 dos Jogos da Juventude, Klier pode garantir a terceira medalha olímpica do tênis brasileiro. As duas anteriores vieram na edição passada das Olimpíadas dos jovens, no ano de 2014 na cidade chinesa de Nanjing. Na ocasião, o gaúcho Orlando Luz foi medalhista de prata em simples e ouro nas duplas, em parceria com o paulista Marcelo Zormann.
Também nesta quinta-feira, Klier foi eliminado da competição de duplas mistas. O brasiliense e a japonesa Naho Sato caíram nas quartas de final após a derrota por 6/4, 6/7 (8-10) e 10-6 para a russa Oksana Selekhmeteva e o espanhol Carlos Lopez Montagud.
A chave feminina terá as semifinais disputadas nesta sexta-feira. A colombiana Maria Camila Osorio Serrano enfrenta a francesa Clara Burel, enquanto a eslovena Kaja Juvan joga contra a chinesa Xinyu Wang.