Praga (República Tcheca) - Em meio à final da Fed Cup entre República Tcheca e Estados Unidos, os fãs tchecos de tênis foram surpreendidos com a notícia da aposentadoria da atleta da casa Lucie Safarova, que neste fim de semana anunciou que irá largar o circuito profissional depois do Australian Open de 2019.
“Ainda amo muito o tênis e sentirei falta, mas acredito que o momento tenha chegado e pretendo então deixar o circuito da melhor maneira possível. Minha carreira foi excelente e estou muito feliz por tudo que conquistei nos anos que tive como profissional”, afirmou a atual 106 do mundo em simples e 51ª nas duplas.
Safarova teve uma carreira repleta de sucessos, conquistou sete títulos e disputou outras 10 finais, com destaque para o vice-campeonato de Roland Garros em 2015, quando venceu na sequência Sabine Lisicki, Maria Sharapova e Ana Ivanovic, parando apenas diante de Serena Wiliams na decisão.
Foi em 2014 que a canhota tcheca alcançou sua melhor marca no ranking, chegando a ser a número 5 do mundo em simples, ao passo que nas duplas ela conseguiu atingir o topo. Foi justamente nas parcerias que Safarova brilhou mais, conquistando cinco títulos de Grand Slam.
Ao lado da norte-americana Bethanie Mattek-Sands, a tcheca sagrou-se campeã duas vezes do Australian Open (2015 e 2017), duas vezes de Roland Garros (2015 e 2017) e uma do US Open (2016). Ao todo, Safarova levantou 15 taças de campeã nas duplas e mais quatro de vice. Além disso, ela esteve nas conquistas da Fed Cup de 2011, 2012, 2014 e 2015.