Londres (Inglaterra) - Após o término da participação no ATP Finals, Marcelo Melo e Lukasz Kubot garantem que a parceria continuará para a próxima temporada. O mineiro e o polonês estão jogando juntos desde o início de 2017 e ainda formaram dupla pontualmente em anos anteriores, como no bicampeonato do ATP 500 de Viena am 2015 e 2016.
"Eu e o Lukasz continuamos firme em 2019 com a parceria. Logicamente queríamos ter classificado, mas não deu. Fizemos o que foi possível. Agora é descansar para começar bem a temporada ano que vem", disse Marcelo Melo após a vitória de sua dupla por 7/6 (7-4) e 6/4 sobre o austríaco Oliver Marach e o croata Mate Pavic nesta sexta-feira, pela última rodada da fase de grupos.
Depois de perderem seus dois primeiros jogos no Finals, Melo e Kubot precisavam de uma vitória em sets diretos e com boa diferença de games para seguir com chances de classificação. Eles conseguiram vencer por 2 sets a 0, mas as parciais equilibradas os deixaram atrás de Marach e Pavic no critério de desempate do percentual de games vencidos durante a semana. Melo e Kubot tiveram 44% contra 47% dos rivais. A parceria norte-americana formada por Mike Bryan e Jack Sock já venceu dois jogos e os franceses Pierre-Hugues Herbert e Nicolas Mahut ainda buscam a segunda vaga.
Em 2018, foram quatro títulos para a dupla de Melo e Kubot. Eles venceram o ATP 250 de Sydney logo na segunda semana da temporada, depois triunfaram no ATP 500 de Halle disputado na grama. Já na Ásia, conquistaram o ATP 500 de Pequim e o Masters 1000 de Xangai. O mineiro de 35 anos e o polonês de 36 disputaram 62 partidas e conseguiram 40 vitórias.
"Ficamos felizes com a temporada que tivemos. Começamos o ano complicado, depois conseguimos terminar muito bem, especialmente classificando para o Finals. E hoje, com essa vitória, jogamos bem. Encerrar com uma vitória é sempre muito bom, especialmente em um Finals. Foi mais um excelente ano, muito feliz por estar aqui jogando pela sexta vez".