Notícias | Dia a dia | ATP Finals
Final de Londres escapa outra vez de Soares/Murray
17/11/2018 às 11h29

Esta é a quarta vez que Soares para na semifinal de Londres, três delas ao lado do escocês Jamie Murray

Foto: Arquivo

Londres (Inglaterra) - Pela quarta vez, a disputa do título do ATP Finals escapou de Bruno Soares. Ele, que havia perdido uma semi com Alexander Peya e duas com o atual parceiro Jamie Murray, perdeu nos detalhes para os norte-americanos Mike Bryan e Jack Sock, por 6/3, 4/6 e 10-4.

A parceria do mineiro chegou invicta à sua terceira semi seguida na arena O2, já que superou a fase eliminatória sem ter perdido qualquer partida. A decisão acontecerá às 13 horas (de Brasília) deste domingo contra os vencedores de Pierre Herbert/Nicolas Mahut ou Juan Sebastian Cabal/Robert Farah.

Este foi o primeiro duelo de Soares/Murray contra os norte-americanos. Os dois ganharam três titulos na temporada, o principal deles no Masters de Cincinnati (os demais foram nos 500 de Acapulco e Washington). Além disso, fizeram as finais em Doha, Queen´s e Masters de Xangai. No total, têm nove troféus de campeões desde que se juntaram.

Dupla formada de última hora devido à contusão grande de Bob no quadril - ele foi operado para colocação de prótese - Mike e Sock conseguiram notável entrosamento. Logo de início venceram Wimbledon e repetiram o sucesso no US Open, além de uma semifinal em Paris. Somam agora 19 vitórias em 25 partidas realizadas ao longo de oito torneios.

Aos 40 anos, Mike é o único dos oito semifinalistas que já atingiu a decisão no Finals. Nessa competição, soma quatro títulos e dois vices ao lado do irmão Bob. Em julho, voltou a liderar o ranking como o mais velho número 1 da história e irá fechar a temporada na ponta com folga. Ele divide com John Newcombe o posto de maior colecionador de títulos de Grand Slam da história, com 18.

Sock por sua vez fechou uma temporada sofrível em simples, com apenas 9 vitórias em 30 jogos, mas reagiu nas duplas, com 38 em 64 partidas. Com isso, fechará o ranking de simples fora do top 100, mas como quarto colocado em duplas.

O primeiro set da semifinal foi muito bem disputado. A dupla do mineiro teve um break-point antes de ser quebrada, no único game em que não trabalhou bem o primeiro saque - ganharam apenas 38% dos pontos em que precisaram do segundo serviço. Sock de certa forma surpreendeu com devoluções firmes de backhand.

Soares e Murray começaram sacando no segundo set e tiveram incrível chance de quebra no oitavo game, quando Bryan não sacou bem e as devoluções abriram 0-40. Mas aí a experiência contou, Mike mudou para o saque no corpo e saiu sufoco. A quebra enfim veio no 10º game, com ótimas devoluções. No match-tiebreak, no entanto, os norte-americanos abriram vantagem imediata, saltaram para 4-1 e isso pareceu mexer com a confiança de Soares e Murray, que permitiram o trabalho de rede dos adversários e não reagiram.

Comentários