Melbourne (Austrália) - Inaugurada em 1988, a Rod Laver Arena vem passando por um processo de modernização desde 2016 e apresentará mais uma novidade aos fãs na próxima edição do Australian Open, que começa no dia 14 de janeiro. Uma modernização no sistema do teto retrátil fará a estrutura de três toneladas se fechar em apenas cinco minutos.
O estádio principal do Grand Slam australiano foi um dos primeiros do mundo a utilizar a tecnologia de teto retrátil e o processo costumava demorar em torno de meia hora. Após os ajustes feitos para a próxima edição, a quadra principal do torneio poderá ser coberta com mais rapidez.
Além da Rod Laver Arena, outras duas quadras contam com teto retrátil, a Margaret Court Arena e a Hisense Arena. A estrutura permitide a continuidade da rodada mesmo em dias chuvosos ou com calor extremo.
De acordo com a rede de tv Nine News Melbourne, todo o trabalho de modernização é fruto de um investimento de 1 bilhão de dólares australianos do governo da região da região de Victoria para manter o Australian Open no Melbourne Park até 2036.