Melbourne (Austrália) - Afastado do circuito desde as semifinais do US Open do ano passado, quando foi obrigado a desistir no meio da semi por causa de lesão no joelho, o espanhol Rafael Nadal mostrou boa desenvoltura em quadra no seu primeiro compromisso em quatro meses, batendo o convidado da casa James Duckworth em sets diretos, com parciais de 6/4, 6/3 e 7/5.
O próximo obstáculo no caminho do atual número 2 do mundo, que busca sua segunda conquista no Australian Open, será o vencedor do confronto envolvendo o australiano Matthew Ebden e o alemão Jan-Lennard Struff. Nadal levou a melhor no único duelo anterior com o anfitrião e nunca mediu forças com o germânico no circuito.
Bastante aguardado, o novo saque do espanhol lhe rendeu um aproveitamento de 68%, colocando em quadra 56% das primeiras bolas. Foram duas duplas faltas e um ace na partida, sofrendo uma quebra, justamente quando servia para fechar.
Nadal tratou de tomar as rédeas da partida já no primeiro game, quebrando o anfitrião na segunda oportunidade que teve. Ele ainda perdeu mais um break-point no quinto, mas manteve a vantagem até o fim e abriu 1 a 0.
O segundo set viu Duckworth dar um susto inicial. Depois de salvar um break no primeiro game, ele conseguiu sua primeira quebra no jogo, teve 2/0 e saque, só que não aproveitou a chance e perdeu o serviço na sequência. O placar seguiu empatado até o 3/3, quando Nadal teve uma boa arrancada, vencendo os três games seguintes com direito a duas quebras.
A terceira e última parcial foi a mais parelha de todas, definida apenas na reta final. Nadal teve quebra de vantagem e sacou em 5/3 para fechar, só que acabou perdendo o saque de zero e adiou a vitória. O segundo pré-classificado aproveitou um vacilo de Duckworth no 12º game, anotou novo break e assim chegou a seu primeiro triunfo de 2019.