Notícias | Dia a dia | Australian Open
Muguruza joga até às 3h da manhã e vence batalha
17/01/2019 às 14h25

Espanhola terá pouco tempo de descanso antes da próxima partida

Foto: Divulgação

Melbourne (Austrália) - Em uma rodada repleta de jogos longos e emocionantes, Garbiñe Muguruza e Johanna Konta protagonizaram um equilibrado duelo que encerrou a segunda rodada do Australian Open. As duas entraram em quadra já durante a madrugada, duelaram por 2h42 e terminaram a disputa às 3h12 da manhã (hora local). Muguruza levou a melhor, com parciais de 6/4, 6/7 (3-7) e 7/5.

Apesar do horário bastante avançado, a partida não ficou perto de superar o recorde como o jogo que acabou mais tarde na história do Australian Open e dos Grand Slam. No ano de 2008, uma vitória de Lleyton Hewitt sobre Marcos Baghdatis pela terceira rodada do torneio só foi concluída às 4h33 da manhã.

Depois de ter vencido um jogo desgastante, tanto pelo tempo em quadra quanto pelo horário, Muguruza tenta se recuperar a tempo de seu terceiro compromisso em Melbourne. A ex-número 1 do mundo e atual 18ª do ranking enfrentará no próximo sábado a suíça Timea Bacsinszky, ex-top 10 e atual 145ª colocada, que venceu a russa Natalia Vikhlyantseva por 6/2 e 7/5.

Muguruza conseguiu a única quebra do set inicial ainda no game de abertura. A espanhola foi muito firme em seus games de serviço durante o set inicial, ao enfrentar apenas um break point e ceder apenas seis pontos em seu saque. Enquanto a estatística de winners foi equilibrada, com 13 a 11 a favor de Konta, a britânica terminou o primeiro set com 13 erros não-forçados contra apenas seis da espanhola.

A segunda parcial foi inteiramente sem quebras e durou 1h06. Com duas jogadoras bastante agressivas do fundo de quadra, cada uma disparou 16 winners, e Muguruza foi novamente quem cometeu o menor número de erros, sete contra 13 da britânica. No entanto, a espanhola não aproveitou as duas chances de quebra que teve quando o placar estava empatado por 4/4 e viu a britânica ganhar confiança. No tiebreak, Konta não perdeu pontos no saque, disparou aces e definiu a parcial com uma devolução profunda com o backhand.

O relógio já marcava 2h20 da manhã, pelo horário local, e a partida ainda teve uma breve interrupção por chuva. Após o rápido fechamento do teto na Margaret Court Arena, a disputa foi retomada. O último set da partida também seguiu com amplo domínio das sacadoras, que sequer enfrentavam break points. Quando já era possível imaginar um tiebreak, Konta cometeu dois erros seguidos e ficou em um periogoso 15-30. Com um winner de backhand, a espanhola chegou ao match point e foi agressiva para definir sua classificação. Embora Konta tenha liderado a contagem de winners por 46 a 41, o número de erros não-forçados foi muito desigual, 37 para a britânica contra 19 da espanhola.

Comentários