Notícias | Dia a dia | Australian Open
Federer vence bem em seu 100º jogo na Laver Arena
18/01/2019 às 01h42

Federer desafiará Tsitsipas por um lugar nas quartas

Foto: Ben Solomon/Tennis Australia

Melbourne (Austrália) - Em sua 100ª partida da carreira na Rod Laver Arena, o suíço Roger Federer conseguiu comemorar mais uma vitória sua no Australian Open, a de número 97. A vítima desta sexta-feira foi o norte-americano Taylor Fritz, que deu algum trabalho ao número 3 do mundo, mas não evitou a derrota em sets diretos, com 6/2, 7/5 e 6/2.

Federer vai para as oitavas de final em um Grand Slam pela 63ª vez em 75 aparições, ampliando um recorde que já é seu. Em Melbourne já são 17 oitavas para o suíço em 20 tentativas. Seu próximo adversário na competição será o grego Stefanos Tsitsipas, que bateu o georgiano Nikoloz Basilashvili com parciais de 6/3, 3/6, 7/6 (9-7) e 6/4.

Os dois nunca se enfrentaram pelo circuito, mas recentemente duelaram pela Copa Hopman, tradicional torneio misto entre nações que abre a temporada, mas não conta pontos para a ATP. O suíço levou a melhor em sets diretos, mas precisou de dois tiebreaks para superar rival de apenas 20 anos.

Tentando ir às oitavas em um Slam pela primeira vez, Fritz não teve um grande começo de jogo, confirmou em seu primeiro game de serviço, mas acabou quebrado nas duas vezes seguintes e viu Federer abrir 5/1. Depois disso, bastou ao terceiro mais bem cotado ao título administrar a vantagem e abrir 1 a 0.

O jovem norte-americano elevou bastante seu nível de jogo na segunda parcial e deixou a partida bem mais equilibrada. Contudo, ele não aguentou a pressão no final, levou um break no 11º game e na sequência perdeu o set.

A terceira parcial acabou se definindo rapidamente, com uma quebra de Federer já no terceiro game. Fritz se complicou ainda mais ao perder o serviço mais uma vez no quinto, o que praticamente selou sua derrota. O suíço confirmou os saques seguintes e concretizou sua segunda vitória em dois encontros com o norte-americano de 21 anos.

Federer se mostrou afiado com o saque, principalmente com o primeiro, vencendo 93% dos pontos disputados. No geral, ele faturou 86% dos pontos de serviço, somando 10 aces, três duplas faltas e nenhum break-point contra. O tenista da Basileia terminou o jogo com mais bolas vencedoras (34 a 24) e menos erros não forçados (14 a 22).

Comentários