Notícias | Dia a dia | Australian Open
Com saque afiado, Nadal alcança a 30ª semi de Slam
22/01/2019 às 10h00

Nadal sofreu apenas duas quebras de serviço neste Australian Open

Foto: Ben Solomon/Tennis Australia

Melbourne (Austrália) - Em mais uma ótima atuação neste Australian Open, Rafael Nadal marcou sua quinta vitória consecutiva sem perder sets em Melbourne. Campeão do torneio em 2009, o número 2 do mundo foi firme no saque e dominou a partida contra o jovem norte-americano de 20 anos e 39º colocado Frances Tiafoe por 6/3, 6/4 e 6/2 em apenas 1h47 de partida.

Esta é a 30ª semifinal de Grand Slam na carreira de Rafael Nadal, que é o quarto nessa estatística, atrás de Roger Federer com 43, Novak Djokovic com 33, e Jimmy Connors com 31. Em Melbourne, o espanhol disputará sua sexta semifinal e busca a quinta decisão. Aos 32 anos e vencedor de 17 títulos de Grand Slam, o ex-líder do ranking busca sua 25ª final em um torneio deste porte.

Além de ter vencido todos os quinze sets que disputou em Melbourne, Nadal sofreu apenas duas quebras de serviço em todo o torneio, ambas para o convidado James Duckworth ainda na primeira rodada. Nas fases seguintes, o espanhol passou por Matthew Ebden, Alex de Minaur, Tomas Berdych e agora Frances Tiafoe sem ter o serviço quebrado.

O caminho de Nadal em Melbourne terá mais um expoente da nova geração. Seu adversário na penúltima rodada do Grand Slam australiano será o grego de 20 anos e número 15 do mundo Stefanos Tsitsipas. O espanhol de 32 anos levou a melhor nos dois embates anteriores entre eles, nas finais do ATP 500 de Barcelona e do Masters 1000 de Toronto no ano passado.

Nadal fez um primeiro set praticamente impecável, em que colocou Tiafoe de um lado para outro nas trocas de bola e explorou ao máximo o backhand do adversário, sem deixá-lo na posição ideal para disparar seu potente forehand. A única quebra da parcial foi conquistada ainda no início e o norte-americano começou a jogar mais solto após o terceiro game, mas ainda assim só tem 4 winners diante de 9 do vice-líder do ranking mundial.

Logo na abertura do segundo set, Nadal já conseguiu mais uma quebra de serviço. Mas diferente da parcial anterior, em que perdeu apenas três pontos em seus games de saque, o espanhol foi mais ameaçado desta vez. Em game de dez minutos e com altos e baixos, o ex-número 1 enfrentou duas chances de quebra, mas em ambos forçou o backhand de Tiafoe para escapar. Não faltou luta ao norte-americano, que salvou dois set points quando já perdia por 5/3, mas o jovem jogador de 20 anos não teria novas oportunidades de devolver a quebra.

Tal como aconteceu nos outros dois sets, Tiafoe novamente sofreu mais uma quebra precoce e ficou de novo atrás no placar. O espanhol só perdeu cinco pontos em seu saque no último set e ainda teve tempo para mais uma quebra. Além de liderar a contagem de winners por 29 a 24, o canhoto de Mallorca terminou a partida com 23 erros não-forçados contra 34 de seu jovem rival.

Comentários