Notícias | Beach Tennis
Campeões do mundo ganham título inédito no Guarujá
27/01/2019 às 22h50

Alessi, Ramos, campeões, à esquerda. Cappelletti e Calbucci, vice.

Foto: Luiz Doro / Adorofoto

Guarujá (SP) - Os melhores beach tenistas do mundo estiveram em ação na Arena Verão 2019, no Guarujá (SP), na Etapa São Paulo ITF de Beach Tennis $ 15.000. Neste domingo, na praia da Enseada, foram realizadas as fases de semifinal e final, com disputas emocionantes entre os principais cabeças de chave. No masculino, a vitória foi dos atuais campeões mundiais, o italiano Mikael Alessi e o espanhol Antomi Ramos. Eles venceram os italianos Alessandro Calbucci e Michele Cappelletti por 2 sets a 1, parciais de 6/0, 1/6 e 7/6 (8/6). No feminino, prevaleceu o favoritismo da italiana Flaminia Daina e da venezuelana Patricia Díaz, que conquistaram o tricampeonato na etapa. Flaminia e Paty derrotaram as brasileiras Joana Cortez e Marcela Vita, por 7/6 (7/5), 3/6 e 6/3.

A decisão da chave principal masculina, entre os cabeças de chave 2 e 3, levou o público a crer que poderia acabar rapidamente, quando Mikael Alessi e Antomi Ramos (cabeças 3) venceram o primeiro set por 6-0. No entanto, Alessandro Calbucci e Michele Cappelletti (cabeças 2) demonstraram no set seguinte que o título adversário não seria nada fácil. Com três quebras, Calbucci e Cappelletti abriram vantagem de 5-0 no segundo set. Após sofrerem uma quebra, conseguiram a quarta e fecharam em 6-1.

No terceiro set, veio a chuva e a partida foi paralisada quando o placar estava 2/2. Após o tempo melhorar, já no entardecer, um jogo de fortes emoções definido no tie-break. Calbucci e Cappelletti chegaram a abrir 4/1, tiveram vantagem de 5/3, mas levaram a virada. No segundo match point a seu favor, Alessi e Ramos não deram chances para o azar e garantiram o título inédito.

"Foi uma partida incrível. Difícil e estranha porque saímos com um 6/0 e não iniciamos bem o segundo set. Retomamos com energia total o set decisivo. Porém, veio a chuva e aí voltar a competir ainda frio foi uma tarefa dura. Houve quebras dos dois lados porque ambas as duplas estavam agressivas", relatou Antomi. "A torcida brasileira é sempre muito querida comigo, particularmente. Apoiaram muito nossa dupla e sou muito grato ao apoio, gosto muito do pessoal daqui", complementou o espanhol, número 4 do mundo.

"É uma grande emoção para mim. Foi um torneio fantástico, por vários motivos. Encontramos um ótimo ritmo de jogo, o Antomi e eu, mantendo o nível que nos fez ganhar o Mundial. É sempre um prazer jogar com ele. Estou muito feliz", disse Alessi. "Competir e ganhar no Brasil é algo muito lindo porque os brasileiros são apaixonados pelo beach tennis. O clima do torneio é realmente bacana, algo raro em outros países, com exceção feita ao Mundial", completou o campeão, número 8 do mundo.

Para chegar à final, Mikael Alessi e Antomi Ramos venceram na semifinal os cabeça de chave número 1, o russo Nikita Burmakin e o italiano Tommaso Giovannini, por 6/4 e 6/3. Já os vice-campeões passaram pelos santistas Marcus Vinicius Ferreira e Thales Santos, por 7/6 (7/5) e 6/0, os melhores brasileiros no masculino, que eram cabeças de chave número 4.

Decisão feminina - A decisão feminina colocou frente a frente duas equipes que traçaram caminhos muito opostos no torneio. Enquanto Joana Cortez e Marcela Vita, cabeças 4, chegaram à final sem perder nenhum set, com 48 games vencidos contra apenas 16 perdidos, Flaminia Daina e Patricia Díaz, cabeças 1, não tiveram vida fácil. Perderam dois sets em jogos importantes, o primeiro, tanto nas quartas, quanto nas semifinais. Até a decisão, haviam sido 53 games vencidos contra 37 perdidos.

Na decisão, no entanto, Flaminia e Paty largaram na frente, vencendo o primeiro set no tie-break. Após levarem um 6/3 no segundo, deram o troco nas adversárias e ganharam pelo mesmo placar. "Estou muito feliz e só tenho a agradecer a Paty por toda a parceria. Ela foi gigante na quadra, é uma atleta fortíssima, além de ser uma grande pessoa. É realmente incrível. Este foi o torneio mais louco da minha vida", disse a líder do ranking mundial, Flaminia, que chegou ao Brasil após treinamentos realizados apenas em quadras indoor, devido ao frio na Itália nesta época do ano.

"Estou feliz demais. Cada partida foi uma luta para nós. A Flaminia chegou a me dizer que estávamos realmente sendo testadas como equipe. Estivemos juntas e, principalmente, nos momentos mais difíceis, estivemos unidas. A Joana e a Marcela são excelentes jogadoras e a organização foi perfeita. Estão todos de parabéns. Gostaria de agradecer aos brasileiros, por todo apoio", disse Paty, número 8 do mundo.

 

Comentários