Notícias | Copa Davis
Russo de 14 anos pode fazer sua estreia na Copa Davis
30/01/2019 às 10h27

Zhzhenov pode ser o mais jovem russo na Davis

Foto: Srdjan Stevanovic/ITF

Biel (Suíça) - Com somente 14 anos e 23 dias, o russo Konstantin Zhzhenov figura na lista de convocados pelo capitão Shamil Tarpischev para a disputa do playoff da Copa Davis deste fim de semana contra a Suíça no saibro coberto de Biel e poderá assim se tornar o jogador mais jovem de seu país a disputar a tradicional competição entre nações.

O recordista até então é Andrey Rublev, que jogou sua primeira partida na competição aos 16 anos e 329 dias. Contudo, Zhzhenov não irá bater o recorde absoluto de mais novo a entrar em quadra em um confronto da Davis, marca que pertence a Marco de Rossi, que em 2011 debutou no evento defendendo as cores de San Marino com somente 13 anos e 319 dias.

A marca do atleta de San Marino não poderá mais ser superada já que a ITF estipulou uma proibição para tenistas com menos de 14 anos. De Rossi já disputou 23 confrontos defendendo as cores de seu país, soma 13 vitórias (10 em simples e 3 nas duplas) e 22 derrotas (12 em simples e 10 nas duplas).

Apelidado de ‘Iceborg’, o jovem Zhzhenov conquistou o título europeu de 14 anos em 2018 derrotando o tcheco Hyenk Barton na final em sets diretos. Ele competiu na Copa Davis Juvenil no ano passado, vencendo seis de seus nove jogos (quatro em simples e dois nas duplas), mas a Rússia não conseguiu terminar entre os oito primeiros.

Comentários