Notícias | Dia a dia | Roland Garros
Francesa de 16 anos vence 1º jogo de Grand Slam
27/05/2019 às 16h09

Diane Parry recebeu convite dos organizadores e aproveitou a chance

Foto: Divulgação

Paris (França) - Convidada para disputar a chave principal de Roland Garros, a francesa Diane Parry aproveitou a oportunidade oferecida pelos organizadores e conseguiu sua primeira vitória em Grand Slam na carreira. A jovem jogadora de 16 anos superou a bielorrussa Vera Lapko, 102ª colocada, por 6/2 e 6/4.

Parry ocupa apenas o 457º lugar no ranking da WTA desta segunda-feira, mas a vitória desta segunda-feira rende 70 pontos e fará com que ela ganha quase cem posições. Apesar de tão pouca idade, ela já tem 20 pontos a defender em Paris, porque venceu um jogo do quali no ano passado.

Nascida em setembro de 2002, Parry é a jogadora mais jovem a vencer um jogo em Roland Garros nesta década. A última tenista de 16 anos a avançar no torneio foi a portuguesa Michelle Larche de Brito, que atingiu a terceira rodada da competição em 2009. As últimas vezes que uma francesa tão jovem havia vencido uma partida em Roland Garros aconteceram em 2005 e 2006, ambas com Alizé Cornet, que atualmente está com 29 anos.

Ainda em fase de transição no circuito, Parry esteve no Brasil em fevereiro para a disputa de dois torneios juvenis. Ela foi campeã do Banana Bowl na cidade catarinense de Criciúma e depois foi semifinalista da Brasil Juniors Cup, em Porto Alegre.

A próxima adversária da jovem francesa será a belga Elise Mertens, número 20 do mundo, que bateu a eslovena Tamara Zidansek por 6/4, 3/6 e 6/2. Mertens, que está com 23 anos, já foi semifinalista do Australian Open no ano passado e conquistou em fevereiro o WTA Premier de Doha. A belga tem cinco títulos de WTA, dois deles no saibro.

Comentários