Notícias | Dia a dia | Roland Garros
Veja a participação de Heide no juvenil de RG
06/06/2019 às 16h59

Paris (França) – O brasileiro Gustavo Heide, de Ribeirão Preto, e a chinesa Tian Fangran foram os campeões da fase final do Roland-Garros Junior Wild Card Series, disputado no dia 25 de maio, na quadra 14, em Paris, e ganharam vaga na  chave principal do torneio juvenil do Aberto da França. Uma experiência inesquecível para ambos os jovem, embora eles não tenham passado da primeira rodada do torneio juvenil de Roland Garros. Heide enfrentou na primeira rodada da chave principal juvenil o belga Gauthier Onclin e foi derrotado com parciais de 6/1 e 6/3. Fangran, por sua vez, caiu diante da francesa Lucie Nguyen Tan por 6/3 e 6/4. A experiência vivida pelos dois jovens é retratada em três vídeos divulgados pelo canal de Roland Garros no Youtube, o último deles nesta quinta-feira, com lances da partida de estreia de ambos.

As seletivas nacionais aconteceram na China, Índia e Brasil e depois de três dias de jogos, eles ganharam a passagem para Paris. Na seletiva brasileira, a paulista Camilla Bossi também foi selecionada para a decisão em Paris, onde se juntaram aos chineses Li Zixhuan e Tian Fangran e aos indianos Mann Shah e Humera Baharmus. Na fase final, a chinesa Tian Fangran venceu a indiana Humera (6/1 e 6/3) e bateu a brasileira por 6/2 e 6/3), ganhando o convite para jogar o torneio juvenil. No lado masculino, o indiano Shah e Heide disputaram a partida final no fim do dia e Heide foi o campeão por 7/5 e 6/3). (veja o vídeo

Nos dias que se seguiram, os dois ganhadores foram chamados para bater-bola com alguns profissionais, como Elise Mertens, Grigor Dimitrov e Casper Ruud, na Quadra Suzanne-Lenglen, antes de seu jogo contra Federer. Enquanto isso, Tian Fangran treinou intensivamente com seu técnico, mas também pode ver alguns jogos como o de Wawrinka e Dimitrov. (veja o vídeo aqui)

No dia 31 de maio, em cerimônia oficial na Quadra Suzanne-Lenglen, os ganhadores dos convites para o torneio juvenil foram apresentados ao público. Justine Henin, Marcelo Melo e Zhang Shuai deram as boas-vindas a Tian Fangran e Gustavo Heide, que receberam suas credenciais das mãos do presidente da Federação Francesa e do presidente da OPPO Europe, Vincent Huang. 

No dia 4 de junho, terça, ainda como parte dos eventos que se destinam a popularizar ainda mais o Grand Slam francês, o jovem Carlos Amorim e seu mentor assistiram a jogos das quartas de final e também encontraram-se com os ídolos Gustavo Kuerten (tricampeão de simples) e Marcelo Melo (campeão de duplas) no café da manhã que teve tema brasileiro.

Veja as fotos
Comentários