Notícias | Dia a dia | Roland Garros
Vondrousova tenta 1º título tcheco em 38 anos
07/06/2019 às 08h43

Paris (França) - A tcheca Marketa Vondrousova escreveu mais um belo capítulo em sua história neste ano em Roland Garros. A jovem tenista derrubou a britânica Johanna Konta na semifinal desta sexta-feira em sets diretos, com o placar final de 7/5 e 7/6 (7-2), e buscará sua maior conquista da carreira e apenas a segunda como profissional.

Com apenas 19 anos, Vondrousova é a primeira adolescente a fazer final no torneio desde a sérvia Ana Ivanovic, em 2007, e terá a chance de derrubar um jejum que dura o dobro de sua idade. Faz 38 anos que uma tcheca não triunfa no saibro parisiense, sendo a última delas Hana Mandlikova, que venceu a alemã Sylvia Hanika na decisão de 1981.

Atual 38 do mundo, a jovem tcheca irá debutar no top 20 com a excelente campanha no Grand Slam francês, subindo provisoriamente para o 16º lugar, podendo ainda grudar no top 10, alcançando a 11ª colocação, se for campeã no sábado contra a australiana Ashleigh Barty, que na outra semifinal derrubou a norte-americana Amanda Anisimova, de somente 17 anos.

Eliminada, Konta não poderá reclamar da falta de chances na partida, uma vez que chegou a liderar as duas parcias. Na primeira, ela começou abrindo 2/0, teve a quebra de frente devolvida, mas voltou a ficar em vantagem e abriu 5/3. Depois de perder três set-points no saque de Vondrousova, a britânica amargou dois breaks seguidos e viu o set escapar.

Assim como no set anterior, a cabeça de chave 26 saiu na frente e obteve a primeira quebra, já no terceiro game. Konta mais uma vez falou ao sacar para fechar, perdeu a vantagem e teve que definir a sorte no tiebreak. A canhota tcheca de 19 anos foi superior no desempate final, ficou com a vitória e a vaga em sua primeira decisão de Slam.

Comentários