Birmingham (Inglaterra) - Com perfeita transição entre o saibro e a grama, a australiana Ashleigh Barty conquistou neste domingo o segundo título consecutivo e assim superou a japonesa Naomi Osaka para assumir pela primeira vez na carreira a liderança do ranking internacional.
Campeã em Roland Garros há duas semanas, Barty foi absoluta sobre a grama de Birmingham e venceu neste domingo a alemã Julia Goerges em sets diretos, com parciais de 6/3 e 7/5. A tenista de 1,66m que começou a temporada como 15ª colocada ganhou também o Premier de Miami, em março, dando início à grande arrancada, e portanto tem agora um troféu em cada tipo de superfície.
Barty se torna assim a 27ª diferente tenista a assumir o número 1 desde que o sistema matemático foi introduzido pela Associação Feminina, em novembro de 1975. Osaka ficou 21 semanas na ponta desde que conquistou o Australian Open no dia 28 de janeiro, substituindo então a romena Simona Halep.
.@ashbar96 is the #NatureValleyClassic champion and will be crowned World No.1! 🏆
— WTA (@WTA) 23 de junho de 2019
Defeats Julia Gorges 6-3, 7-5! pic.twitter.com/hUel3jBl5D
É também apenas a segunda de seu país a atingir a ponta, seguindo os passos de Evonne Goolagong, que liderou apenas duas semanas entre abril e maio de 1976. Principal nome feminino australiano, Margaret Court jogou antes de o ranking ser criado e foi nomeada como melhor do mundo ao final de seis temporadas na década de 1960.
O duelo diante de Goerges, experiente tenista de 30 anos, foi bem disputado, já que as duas se sentem à vontade em pisos mais velozes. A australiana passou apertado no primeiro game, mas salvou os break-points. Logo depois, aproveitou a chance de quebra para ir a 4/2. A alemã começou melhor o segundo set, fez 2/0 e 3/1, mas Barty reagiu em seguida e colocou pressão no nono game. Goerges escapou com bons saques, mas logo em seguida não sustentou a pressão e errou muito.