Londres (Inglaterra) - Considerada como uma das principais promessas do tênis feminino norte-americano, Cori Gauff está muito perto de disputar a chave principal de um Grand Slam pela primeira vez. A jovem jogadora de apenas 15 anos garantiu vaga na rodada final do qualificatório de Wimbledon depois de vencer nesta quarta-feira a russa Valentina Ivakhnenko, 250ª do ranking, por 6/2 e 6/3.
Gauff já havia conseguido uma vitória expressiva na última terça-feira. Logo na rodada de estreia, ela derrotou a espanhola Aliona Bolsova, principal cabeça de chave no quali e número 94 do mundo por 6/3 e 6/4. Isso faz da norte-americana a jogadora mais jovem a vencer uma adversária do top 100 em um Grand Slam desde 1995, quando Martina Hingis chegou à terceira rodada do US Open com apenas 14 anos.
Campeã juvenil de Roland Garros no ano passado e ex-líder do ranking mundial da categoria, Gauff aparece atualmente no 301º lugar do ranking da WTA. Ela começou o ano no 685º lugar e só defende mais oito pontos até o final do ano. Sua próxima adversária no quali em Londres será a belga Greet Minnen, jogadora de 21 anos e 129ª colocada.
Lisicki e Wickmayer também avançam no quali
A caminhada de Sabine Lisicki continuou nesta quarta-feira com mais uma vitória. Depois de passar pela húngara Timea Babos na estreia e se emocionar com o resultado positivo, a alemã de 29 anos venceu a indiana Ankita Raina por 6/1 e 7/6 (7-4). Finalista de Wimbledon em 2013 e semifinalista em 2011, Lisicki chegou pelo menos às quartas no Grand Slam britânico em cinco ocasiões. Ela aparece atualmente apenas no 283º lugar do ranking e precisou de convite para jogar o quali em Londres. Sua próxima rival é a holandesa Lesley Kerkhove.
Outra ex-top 20 trilhando o caminho do quali é a belga Yanina Wickmayer, que chegou a ser número 12 do mundo em 2010 e atualmente ocupa apenas a 148ª posição aos 29 anos. Ela venceu nesta quarta-feira a tcheca Tereza Smitkova por 1/6, 7/6 (7-3) e 6/1. Sua próxima adversária será a russa de 20 anos e 153ª do ranking Liudmila Samsonova.