fiogf49gjkf0d
Jo-Wilfried Tsonga, Jerzy Janowicz, Novak Djokovic, Roland Garros, Copa Davis" /> fiogf49gjkf0d Jo-Wilfried Tsonga, Jerzy Janowicz, Novak Djokovic, Roland Garros, Copa Davis" lang="pt-BR" xml:lang="pt-BR" /> fiogf49gjkf0d Jo-Wilfried Tsonga, Jerzy Janowicz, Novak Djokovic, Roland Garros, tênis" /> fiogf49gjkf0d 2014/tsonga/0530_paris_decostas_int.jpg" /> fiogf49gjkf0d 2014/tsonga/0530_paris_decostas_int.jpg" />Paris (França) - Com seu melhor tênis das últiimas semanas, o francês Jo-Wilfried Tsonga garantiu seu lugar nas oitavas de final de Roland Garros para alegria da torcida que superlotou o estádio Suzanne Lenglen nesta sexta-feira. O maior ídolo local superou o sacador polonês Jerzy Janowicz, por 6/4, 6/4 e 6/3.
O apoio maciço e festivo do público terá de ser ainda maior no domingo, quando ele vai encarar um jejum de quatro anos e meio sem vitórias diante do atual número 2 do mundo Novak Djokovic. Seu último triunfo sobre o sérvio foi no Australian Open de 2010, sofrendo desde então nove derrotas consecutivas (houve um w.o. a seu favor em Bercy de 2011, mas que não é computado). No geral, Djokovic ganhou 11 dos 16 duelos e os dois feitos no saibro, um deles em Roland Garros de dois anos atrás.
Aos 29 anos e número 14 do ranking, Tsonga não tem um grande retrospecto sobre o saibro no circuito, tendo alcançado a 58ª vitória em 89 tentativas, sendo todos seus 10 troféus sobre quadra sintética. No ano passado, obteve sua campanha mais expressiva em Roland Garros, tendo chegado à semifinal, o que lhe garantiu a façanha de ser o tenista francês com maior número de semis de Slam na Era Profissional, com cinco.
O duelo contra Janowicz foi consideravelmente tranquilo, apesar de Tsonga ter perdido o primeiro game de serviço tanto no segundo como no terceiro sets. O polonês no entanto jamais mostrou consistência para manter liderança, exagerando nas tentativas de bola curta. Os dois tenistas forçaram muito o saque e tiveram percentuais razoáveis (57% de Janowicz e 54% de Tsonga).
A diferença foi a consistência do francês no fundo de quadra. Enquanto ele cometeu 18 erros, o adversário falhou 38 vezes. O número de aces foi baixo: 5 a 4 em favor do polonês, que também liderou nos winners (31 a 24).