Londres (Inglaterra) - Acabou nesta segunda-feira o conto de fadas da norte-americana Cori Gauff, de apenas 15 anos, que não resistiu à romena Simona Halep e se despediu de Wimbledon nas oitavas de final. A ex-número 1 do mundo fez valer sua maior experiência e garantiu a vitória em sets diretos, derrubando a jovem rival com parciais de 6/3 e 6/3, após 1h15 de confronto.
Em busca das semifinais, fase que só alcançou uma vez no All England Club, em 2014, Halep desafiará a chinesa Shuai Zhang, responsável pela eliminação de mais uma promessa do circuito, derrubando a ucraniana Dayana Yastremska , de 19 anos, com o placar final de 6/4, 1/6 e 6/2, anotado em 1h46 de partida.
Apesar da carreira muito mais vencedora, Halep leva a pior no retrospecto com a chinesa, que a venceu em dois dos três encontros anteriores. A romena triunfou na primeira vez que se cruzaram, em 2012 em Indian Wells, mas perdeu para Zhang no Australian Open e em Pequim, ambos em 2016.
A step too far for Coco Gauff - but what a memorable ride it's been 🎢@Simona_Halep ends the 15-year-old's run to move into the quarter-finals at #Wimbledon pic.twitter.com/7IO43ZEO8b
— Wimbledon (@Wimbledon) 8 de julho de 2019
O jogo começou com uma quebra para cada lado nos dois primeiros games. No quinto, Halep voltou a tomar a dianteira e bateu o saque de Gauff mais uma vez. A romena ainda conseguiu mais um break no nono e último game para fazer 1 a 0 no marcador.
Halep manteve o ritmo no início da segunda parcial e saiu fazendo 2/0, mas a resposta veio imediatamente a seguir com a norte-americana empatando em 2/2. Uma nova quebra para a romena veio no sexto game. Gauff salvou dois match-points com o serviço no oitavo game, mas não escapou da derrota que veio logo depois.
Sétima favorita, a romena apostou a consistência para derrubar a norte-americana de 15 anos. Ela anotou menos da metade dos erros não forçados da oponente (14 a 29) e ainda assim terminou com mais bolas vencedoras, anotando 17 contra 15 de Gauff.
The No.1 Court crowd rises to acknowledge all the excitement @CocoGauff has given us 🤗
— Wimbledon (@Wimbledon) 8 de julho de 2019
And remember - this is just the beginning... #Wimbledon pic.twitter.com/UBiOYSxPeU